Geral

Hospital Helvio Auto supera metas no fechamento nos primeiros meses de 2015

18/06/2015
Hospital Helvio Auto supera metas no fechamento nos primeiros meses de 2015
Profissionais de enfermagem especializada apresentaram produção superior ao dobro da meta estabelecida. (Foto: Ana Paula Tenório)

Profissionais de enfermagem especializada apresentaram produção superior ao dobro da meta estabelecida. (Foto: Ana Paula Tenório)

O Hospital Escola Dr. Helvio Auto, referência em doenças infectocontagiosas no Estado de Alagoas, apresentou números maiores que as metas contratualizadas para o primeiro quadrimestre de 2015 em alguns dos principais tópicos de atendimento hospitalar especializado.
Os atendimentos em enfermagem e os procedimentos diagnósticos de endoscopias são destaques por apresentarem números superiores ao dobro das metas a serem batidas nos primeiros quatro meses deste ano.
Cada hospital da rede estadual tem em seu Plano Operativo Anual (POA), que é definido junto à Secretaria de Estado da Saúde, metas a serem atingidas ao longo do ano. A primeira aferição das metas é realizada no fim dos primeiros quatro meses do ano, enviada ao órgão administrador, no caso do Hospital Helvio Auto é enviada à Uncisal, para então ser apresentada em sessão pública na Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE).
Em audiência pública da ALE, foram apresentados alguns números pela reitora em exercício da Uncisal, Maria do Carmo Borges. O Hospital Helvio Auto ultrapassou a meta no atendimento em enfermagem na atenção especializada fechando em 217%; atendimento ambulatorial em nutrição na atenção especializada atingiu 136%.
A Ouvidoria da unidade também apresentou atendimentos acima da meta e totalizou 145% de janeiro a abril deste ano.
O tratamento de pacientes em Unidade de Terapia Intensiva, cálculo realizado em relação às diárias da UTI do Helvio Auto, bateu a meta de 100% de ocupação de leitos.

Procedimentos Diagnósticos

Os procedimentos diagnósticos realizados no Hospital Escola Dr. Helvio Auto também merecem destaque já que o número de radiografias torácicas fechou com 64% acima da meta, alcançando 164%. As cirurgias cutâneas (dermatológicas) totalizaram 99% da meta no período. Já os exames de duodenoscopias (esôfago e gastro) fecharam em alta de mais de 100%, atingindo 236%.