Política

Governo promove atualização na área da contabilidade para servidores

15/06/2015
Governo promove atualização na área da contabilidade para servidores
"Qualificar os servidores é papel fundamental do Estado. Quanto mais capacitados estão os servidores, mais ágil é o serviço prestado à população", afirmou Renan Filho (Fotos: Márcio Ferreira)

“Qualificar os servidores é papel fundamental do Estado. Quanto mais capacitados estão os servidores, mais ágil é o serviço prestado à população”, afirmou Renan Filho (Fotos: Márcio Ferreira)

Alagoas sedia a partir desta segunda-feira (15) a II Semana Contábil e Fiscal para Estados e Municípios. O evento é uma realização do governo de Alagoas, por meio da Controladoria Geral do Estado (CGE), voltado aos servidores públicos. A finalidade é atualizar o corpo técnico das finanças às novidades da contabilidade. O governador Renan Filho participou da abertura, no Teatro Deodoro.
“Qualificar os servidores é papel fundamental do Estado. Quanto mais capacitados estão os servidores, mais ágil é o serviço prestado à população. Unimos aqui a necessidade de atuação eficiente com transparência”, avaliou Renan Filho, na solenidade.
O governador completou: “A nova contabilidade pública serve para isso, para mostrar ao cidadão alagoano como os recursos públicos estão sendo gastos, de maneira que esse evento hoje é de qualificação e transparência para o Estado”.
O evento conta com a participação de 23 técnicos da Secretaria do Tesouro Nacional. Serão eles os responsáveis pelas oficinas ao longo da semana. “Temos aqui visitantes de todos os estados, que despertaram para a oportunidade dessa semana, um evento com prática, onde traremos o servidor para a sala de aula, para que eles consigam refletir, se atualizar à nova legislação”, observou Maria Clara Bugarim, controladora geral do Estado.
Além da CGE, a iniciativa é promovida pelo Conselho Federal de Contabilidade e Secretaria do Tesouro Nacional. Conta com o apoio do Tribunal de Contas do Estado de Alagoas (TCE/AL) e da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), dentre outros órgãos públicos e entidades civis.
O presidente do TCE/AL, Otávio Lessa, fez uma avaliação da aliança. “Vivemos um momento ímpar de parceria com o Executivo. Alagoas precisa de mudança, principalmente, cultural. Não há mais tempo para esperarmos que alguém faça por nós”, disse.
Outro parceiro, o presidente do Conselho Federal de Contabilidade, José Martonio Alves Coelho, definiu: “Nessa semana, servidores poderão usufruir de uma diversificada agenda ao participarem das oficinas específicas relacionadas ao tema ‘contabilidade aplicada ao setor público’. Essa é uma rara oportunidade para o aperfeiçoamento e a troca de experiência”.
A II Semana Contábil e Fiscal para Estados e Municípios terá seguimento até a próxima sexta-feira, com oito horas diárias. As oficinas serão realizadas no Centro Universitário Tiradentes (Unit).