Geral

Estudante alagoana é destaque de Luta Olímpica em competição nacional

22/06/2015
Estudante alagoana é destaque de Luta Olímpica em competição nacional
Rayanne é exemplo de superação e empenho. (Foto: José Demétrio)

Rayanne é exemplo de superação e empenho. (Foto: José Demétrio)

A alagoana Rayanne Domiciano Silva, atleta da Escola Estadual Professor José Quintella Cavalcanti, de Arapiraca, sagrou-se vice-campeã brasileira na categoria cadete (até 17 anos), no Campeonato Brasileiro Caixa de Luta Olímpica, considerado um dos mais importantes da modalidade no país e que foi disputado neste mês de junho, na cidade de Baia Formosa, no Rio Grande do Norte. Na competição, Alagoas também foi representada por outros quatro atletas: Gustavo Santos, Douglas Santos, Jefferson Fábio e Lázaro Oliveira.
Com este resultado, a atleta está na expectativa, pois poderá participar do Bolsa Atleta Nacional, competição que coloca os medalhistas no ranking nacional e os habilita a representar o país no Panamericano Cadete 2015, que será realizado no próximo mês de julho, no México.
“Vamos buscar essa medalha para Alagoas e para Arapiraca”, afirmou o treinador e professor de Educação Física, Roberto Amorim, que destacou a qualidade técnica e dedicação como principais qualidades da atleta. Para ele, a falta de conhecimento e divulgação da modalidade são desafios a serem superados.
“É uma modalidade pouco conhecida nas escolas. Nós somos os pioneiros. É preciso estimular, para identificarmos, outros talentos como Rayanne que temos espalhados por aí. Observei seu biótipo e no segundo treino já identifiquei e estimulei a mudança. Ela é esforçada e focada, está desenvolvendo bem e os resultados estão acontecendo”, comemora.

Rotina de treinamento

Tímida, a moradora do sítio Sapucaia, na zona rural de Arapiraca e estudante no período noturno aproveita a carona da irmã e companheira de treino, Rayra, para dar conta da maratona diária, entre academia, alimentação balanceada e camping de treinamentos, inclusive na capital alagoana.
De medalha no peito, ela resume os momentos da competição. “Estou muito feliz. Antes da competição fiquei um pouco nervosa, mas pedi a Deus e quando veio o resultado, nem acreditei”, declara a atleta, que desistiu do atletismo e há um ano dedica-se à luta olímpica.
Rayanne é a atual campeã alagoana de luta olímpica estudantil, vice-campeã de Beach Wrestlig e ainda ocupa a 4ª posição no estilo livre feminino do país, conquistada na última edição dos Jogos Escolares da Juventude, disputado em novembro passado, em João Pessoa, na Paraíba.

Reconhecimento

A medalhista alagoana recebe cumprimentos por onde passa. Na 5ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), em Arapiraca, ela foi recepcionada pela coordenadora Wilany Felix Barbosa, que falou sobre a conquista. “Ela realmente é um orgulho para todos nós. Precisamos buscar, incentivar e reconhecer os atletas existentes em nossa rede”, declarou.