Geral

Estado adota medidas de prevenção para o período das chuvas

26/06/2015
Estado adota medidas de prevenção para o período das chuvas
Defesa Civil alerta: encostas e barreiras são os locais mais propícios para acontecer desastres por causa das chuvas (Foto: Divulgação)

Defesa Civil alerta: encostas e barreiras são os locais mais propícios para acontecer desastres por causa das chuvas (Foto: Divulgação)

Com a chegada da estação mais chuvosa do ano, uma série de medidas serão tomadas para diminuir os riscos de acidentes em várias áreas de Alagoas. A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), por meio do Departamento de Meteorologia, comunica à Defesa Civil, e esta realiza providências necessárias durante o inverno.
A intensidade das chuvas aumentou e alguns rios, a exemplo do Jacuípe, apresentou nesta quinta-feira (25), uma elevação de dois metros e oitenta centímetros do nível da água, em apenas 48 horas. “Naquela região, em 48 horas, choveu o correspondente a 15 dias. Resultando no aumento em mais de dois metros do nível da água do Rio Jacuípe. O limite máximo é de três metros.” explicou um dos meteorologistas da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Vinícius Pinho.
Desde 2011 – um ano após enchentes que destruíram cidades e deixaram outras tantas em estado de emergência em Alagoas e nos estados vizinhos – está sendo realizado um monitoramento hidrológico das bacias hidrográficas de Alagoas, além do monitoramento constante das chuvas.
“As bacias dos Rios Mundaú, Paraíba e Jacuípe são consideradas as principais do estado e, portanto, são monitoradas, juntamente com outras nascentes, totalizando 19 pontos estratégicos. Elas são chamadas de estações hidro meteorológicas, e o governo estadual tem a Agência Nacional de Águas [Ana], como parceira. Vale ressaltar que a ação iniciou depois das enchentes de 2010,” destaca Vinícius Pinho.
O meteorologista salienta que os critérios escolhidos para que as estações sejam instaladas se baseiam em locais com histórico de inundações e áreas definidas como de risco. “Com esse equipamento sabemos da elevação do nível das águas, como também no caso oposto, quando acontece a seca, e a água diminui”. Vinícius destaca ainda que para os próximos dias a previsão é a estabilização das chuvas.

Defesa Civil

A capitã Aline Agra explica que na Defesa Civil o período com maior incidência de chuvas é considerado “quadra chuvosa”. Ele inicia no mês de maio e vai até agosto. No entanto, segundo a capitã, antes de chegarem as chuvas, o órgão se une a outras pastas para o planejamento e antecipação de possíveis ocorrências de acidentes.
O Exército, Marinha, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Secretaria de Estado da Saúde se reúnem, juntamente com as coordenadorias municipais de Defesa Social, e participam do planejamento interinstitucional, que significa realizar simulações de resgate em ambientes alagados, e cada órgão conhecer seu papel em um possível acidente decorrente das precipitações, ” salienta a capitã.
As áreas de risco são monitoradas rigidamente durante o período e a Defesa Civil alerta: encostas e barreiras são os locais mais propícios para acontecer desastres por causa das chuvas. Arborização e colocação de lonas foram medidas adotadas para diminuir os riscos.