Geral

Da Virgem dos Pobres para o mundo: a história do meia Roberto Firmino

15/06/2015
Da Virgem dos Pobres para o mundo: a história do meia Roberto Firmino
Com 23 anos, Firmino foi convocado para a Seleção Brasileira depois de se destacar no futebol

Com 23 anos, Firmino foi convocado para a Seleção Brasileira depois de se destacar no futebol

Garoto residente no conjunto Virgem dos Pobres, próximo à Lagoa Mundaú, Roberto Firmino, 23, começou a chamar a atenção no time sub-17 do CRB. Foi para o Figueirense, sendo um dos grandes destaques da Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2009. Sua estreia no futebol profissional aconteceu no mesmo ano, quando disputou a partida contra a Ponte Preta.
Firmino transferiu-se do Figueirense para o 1899 Hoffenheim em dezembro de 2010, assinando contrato em vigor até junho de 2015.
Em 27 de março de 2014, assinou um novo contrato de três anos com o Hoffenheim. Terminou a temporada 2013–14 da Bundesliga como o quarto maior artilheiro, com 16 gols, e como o segundo maior em assistências, com doze.5
Estreou pela Seleção Brasileira principal em 11 de novembro de 2014 diante da Turquia, substituindo Luiz Adriano, aos 72 minutos. Marcou seu primeiro gol na partida seguinte, uma semana depois, contra a Áustria.
Negociação foi fechada por R$ 62,87 milhões aos cofres ingleses
Um dos principais destaques da Seleção Brasileira na atualidade, Roberto Firmino, estava na mira do Manchester City desde o início do ano. Ele foi especulado por outros 11 clubes. Mas o time inglês se adiantou nessa negociação, segundo o site Sunday People.
Os outros clubes que estiveram mais próximos da contratação foram o Borussia Dortmund e o Arsenal.
Como Firmino conquistou Dunga e foi para a Seleção
O atacante Robinho foi incitado a dar dicas para um jogador novato, como Roberto Firmino, ganhar espaço na Seleção Brasileira. A resposta foi simples até demais: “um atacante como ele precisa de gols”. Isso não foi um problema para Firmino, afinal ele fez gols decisivos nos amistosos contra Áustria e Chile. Mas não foi só isso que abriu tanto espaço para o atacante, que disputará a Copa América.
Dunga disse que já acompanhava Roberto Firmino desde quando o atacante estava no Figueirense. “Já o conhecia bem. Tentamos a sua contratação no Inter”, afirmou o técnico, que treinou o time gaúcho em 2013, quando Firmino já estava se firmando como destaque do Hoffenheim. Dunga exaltou as características técnicas de Firmino: “ele tem facilidade, cheiro de gol. Está aproveitando as suas oportunidades”.
Destaque na Alemanha assegurou vaga na Seleção do Brasil
Claro que Firmino precisou se destacar no Hoffenheim para ser lembrado por Dunga. A grande temporada dele foi entre 2013 e 2014, quando fez 16 gols e deu 11 assistências só no Campeonato Alemão. Já na atual temporada Firmino não está tão bem, ainda que os números sejam razoáveis: tem 6 gols e 7 assistências. Ele foi perguntado sobre isso na Seleção Brasileira e justificou a queda de maneira inusituda. “Fiz menos gols, é verdade. Não sei o que está faltando. A gasolina está no copo, só falta o fogo. Uma hora vai explodir”.
Quando estava começando a jogar no Hoffenheim, Firmino teve problemas por indisciplina. Mas o atacante amadureceu e virou exemplo de jogador família na Seleção Brasileira.
Firmino não é carismático por fazer brincadeiras ou dar declarações bombásticas. Mas ele consegue arrancar risadas com sua timidez e até ingenuidade. Foi o que aconteceu durante uma entrevista coletiva. Ele ouviu a pergunta “como vê o futebol brasileiro atualmente?”, entendeu tudo errado e respondeu. “Tenho TV em casa”. Os jornalistas riram na hora e também foram conquistados pelo carisma do atacante sensação do futebol brasileiro.