Geral

Alunos de escola estadual têm primeiro contato com projeto de tênis

17/06/2015
Alunos de escola estadual têm primeiro contato com projeto de tênis
Incentivadora do projeto, a primeira-dama Renata Calheiros participou das atividades, ouviu os estudantes, e destacou a importância do tênis como prática inclusiva (Fotos: Adaílson Calheiros)

Incentivadora do projeto, a primeira-dama Renata Calheiros participou das atividades, ouviu os estudantes, e destacou a importância do tênis como prática inclusiva (Fotos: Adaílson Calheiros)

Raquete em uma das mãos. Bolinha na outra. E todos em quadra! Nesta terça-feira (16) os alunos da Escola Estadual Vitorino da Rocha tiveram o primeiro contato com as atividades do projeto Tênis para o Futuro. No ginásio do colégio Moreira e Silva, cerca de 40 crianças entre 9 e 12 anos participaram da aula de degustação, capitaneada pelo professor Jorge Delnero e apoiada pela primeira-dama Renata Calheiros.
Segundo Delnero, a atividade serviu para observar alguns pontos estruturais, bem como de logística. São esperadas cerca de 150 crianças, que vão ser divididas em seis turmas. A previsão é que o projeto tenha início oficialmente no dia 14 de julho, quando os alunos retornarem das férias do meio do ano.
“Essa aula foi apenas um primeiro contato, uma forma de apresentar a essas crianças as ferramentas do tênis. Nós iremos trabalhar com raquetes especiais para a faixa etária deles, assim como as bolinhas e redes. Toda a estrutura é baseada em uma plataforma de trabalho internacional já consolidada, que trabalha o esporte junto à disciplina, de maneira bem lúdica”, explicou o professor.
A primeira-dama Renata Calheiros também esteve presente na atividade. Incentivadora do projeto, que foi iniciado na Barra de São Miguel nos últimos meses, ela não escondeu a satisfação em ver a criançada empunhando as raquetes e demonstrando animação em quadra.
“Fico muito feliz em participar de algo tão promissor. O tênis por muitas vezes é difundido como um esporte elitista, mas nós estamos mostrando que é possível investir no esporte junto a todas as classes sociais. Hoje o Tênis para o Futuro é um projeto piloto, mas nós estamos expandindo o planejamento em parceria com as secretarias de Esporte e Educação para ampliá-lo em breve”, adiantou a primeira-dama.

Estrutura

Para a realização das aulas, todo o material utilizado na prática do tênis, como bolas, raquetes e redes, vão ser adquiridos pelas escolas. A ideia, de acordo com a primeira-dama, é fazer com que os professores de educação física da própria rede estadual sejam capacitados durante o projeto para ensinar o tênis posteriormente para os alunos.
A quadra de treinamentos a ser utilizada será a do Centro de Desporto Recreativo, no próprio Cepa.