Geral

Aberto III Congresso Acadêmico Integrado de Inovação de Alagoas

17/06/2015
Aberto III Congresso Acadêmico Integrado de Inovação de Alagoas
Pablo Viana ressaltou a necessidade de eventos como o Caiite. (Foto: Ascom Secti)

Pablo Viana ressaltou a necessidade de eventos como o Caiite. (Foto: Ascom Secti)

A abertura oficial do III Caiite – Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia -, evento que agrega a maioria das instituições de ensino públicas e privadas de Alagoas, a qual ocorreu na noite dessa segunda-feira, 15, no Centro de Convenções de Maceió, contou com a participação do secretário da Ciência, Tecnologia e Inovação de Alagoas, Pablo Viana, que na ocasião representava o governador Renan Filho.
De 15 a 20 de junho, o Caiite traz como tema principal ‘Os Desafios para Alagoas’. O evento tem o governo do Estado como participante e realizador do evento, com estande que traz o Sistema de Ciência e Tecnologia do Estado, composto pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação, Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal), Instituto de Metrologia e Qualidade de Alagoas (Inmeq), Instituto de Tecnologia em Informática e Informação de Alagoas (Itec); e pela primeira vez, a Secretaria de Estado da Educação.
O secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Armando Zeferino Milioni – presente na abertura -, ressaltou a importância do evento no sentido de mostrar a sociedade as pesquisas e inovações desenvolvidas em Alagoas, bem como reforçou ser fundamental a parceria com os governos municipal e estadual para a realização do Caiite. O reitor da Ufal, professor Eurico Lobo, corroborou as palavras do representante do governo federal.
Pablo Viana destacou que o Estado entende hoje ser o conhecimento e a inovação as molas propulsoras para as transformações sociais necessárias ao desenvolvimento de Alagoas. Disse que o Caiite é o momento ideal para reflexões sobre os caminhos da pesquisa no Estado.
“O evento tem se consagrado a cada ano. O modelo de realização, que junta às instituições de ensino num mesmo lugar com os mesmos objetivos, nos permite refletir sobre o modo de fazer pesquisa, ciência, tecnologia e inovação em Alagoas, de forma que é hora de avaliar se estamos no caminho certo ou se podemos mudar para agregar mais, avançar mais e transformar os desafios sociais por meio da pesquisa e inovação”, frisou o secretário estadual.
Pablo Viana ressaltou que o governador Renan Filho fez questão de manter o governo de Alagoas, não apenas presente no Caiite, mas participando ativamente com um espaço que apresenta seus agentes de inovação, a exemplo do Sistema Secti, e das ações exitosas da Secretaria de Estado da Educação.