Geral

Vacinação: Arapiraca entra na briga contra a gripe Influenza

05/05/2015
Vacinação: Arapiraca entra na briga contra a gripe Influenza

   gripe Nesta semana, a cidade de Arapiraca mais uma vez entra na luta contra a gripe Influenza (H1N1) em todas as suas 36 unidades de saúde, campanha que se estende até o dia 22 deste mês de maio.
Por determinação da prefeita Célia Rocha, 57 equipes de Saúde da Família foram mobilizadas para vacinar a população de suas áreas de abrangência, sobretudo aquelas acamadas, por ter maior dificuldade de procurarem os postos de saúde.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a meta é vacinar 48.058 pessoas, divididas por grupos prioritários: crianças de 6 meses a menores de 5 anos; as mulheres após 45 dias após o parto; gestantes; indígenas; idosos; trabalhadores da saúde; pessoas com doenças crônicas; e detentos e funcionários do sistema prisional.
Todos os postos estarão abertos das 7h às 17h até o dia 22, quando a campanha se encerra em todo o estado de Alagoas. Neste sábado (9), acontecerá o Dia D com as UBS abertas para atender estas pessoas.
De acordo com a coordenadora de Epipemiologia da SMS, Ana Lúcia Alves, é necessário apenas levar o cartão de vacinação para esta prevenção.
Se o indivíduo já estiver em quadro febril, apresentando tosse, coriza e dores no corpo, é importante que se procure a unidade de saúde mais próxima ou ligue para o (82) 3539-7938, se não houver equipe de Saúde da Família naquela região.
Aqueles que tiverem alergia a ovo ou hipersensibilidade a algum dos componentes da vacina não devem receber a dose. A proteção dela é de aproximadamente um ano, de extrema relevância nesta chegada de inverno.
De trato simples, a Influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. No entanto, ela pode ter complicações graves e até matar, se não acompanhada por especialistas.
A campanha tem a meta de reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrente das infecções pelo vírus H1N1.