Política

Tribunal de Justiça aceita denúncia contra o prefeito de Marechal Deodoro

12/05/2015
Tribunal de Justiça aceita denúncia contra o prefeito de Marechal Deodoro
Segundo MPE, Cristiano Matheus liderou organização criminosa, para se apropriar de recursos públicos (Foto: Edivaldojúnior.com.br)

Segundo MPE, Cristiano Matheus liderou organização criminosa, para se apropriar de recursos públicos (Foto: Edivaldojúnior.com.br)

Por unanimidade, o Tribunal de Justiça de Alagoas aceitou as denúncias formuladas pelo Ministério Público Estadual MPE -, por fraude em licitações, crime de responsabilidade e formação de quadrilha contra o prefeito de Marechal Deodoro, Cristiano Matheus (PMDB), que geraram um prejuízo de mais de R$ 1,3 milhão aos cofres públicos.
Segundo o MPE, Cristiano Matheus liderou uma organização criminosa, para se apropriar de recursos públicos, através de fraudes em licitações entre 2009 e 2013. Uma empresa de produção cultural foi licitada para realizar vários espetáculos no período. A produtora nega ter prestado qualquer tipo de serviço ao município.
A sustentação oral no TJ/AL foi feita pelo procurador de Justiça, Sérgio Jucá.

Em nota, prefeito se defende das acusações

O prefeito de Marechal Deodoro, Cristhiano Matheus disse, através de nota, que “ninguém mais do que ele” tem interesse em apurar as denúncias que foram feitas à sua administração. “O fato de o Ministério Público ter patrocinado uma ação na Justiça vai lhe dar a oportunidade de provar que nunca cometeu dolo, má fé ou improbidade no exercício do cargo”.
Prefeito em segundo mandato, Cristiano Matheus diz que considera importante a decisão da justiça, justamente por que terá ampla oportunidade de defesa, “coisa que não se consegue nas instruções de inquéritos do Ministério Público. Minha administração é transparente. Se alguém cometeu qualquer tipo de ilicitude dentro da gestão deve ser penalizado pelos seus atos e tenho dito isto desde o dia em que assumi o governo”, observou.
Para o prefeito seria importante que todas as instituições fiscalizadoras do setor público visitassem Marechal Deodoro e fossem verificar o trabalho realizado pela administração, desde a área de infraestrutura até as ações de assistência social e saúde pública.
Matheus disseque está com a consciência tranquila, porque está trabalhando pela população carente e pelo desenvolvimento da cidade. “As acusações não são fatores de preocupação para mim, pois tenho certeza que a Justiça saberá discernir o joio do trigo, durante o nosso processo de defesa”, argumenta.
O prefeito ainda destacou o ipapel que cumprem as instituições fiscalizadoras das gestões públicas, bem como da Justiça que julga a luz dos autos, observando sempre o exercício do contraditório. “Portanto, no Tribunal vou provar que faço uma gestão limpa e progressista”, concluiu.