Geral

Técnicos da Ufal entram em greve a partir do dia 28

21/05/2015
Técnicos da Ufal entram em greve a partir do dia 28
Ao todo, 1600 profissionais cruzarão os braços por tempo indeterminado, a partir da próxima semana Foto: jáénoticia.com.br

Ao todo, 1600 profissionais cruzarão os braços por tempo indeterminado, a partir da próxima semana
Foto: jáénoticia.com.br

Os técnicos da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) vão entrar em greve a partir do dia 28, próxima quinta-feira. A decisão foi anunciada após assembleia realizada nesta quinta-feira, na Reitoria do Campus A.C. Simões, quando estiveram presentes mais de 150 servidores.

Segundo o coordenador geral do Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Federal de Alagoas, Emerson Oliveira, houve apenas uma abstenção na assembleia, “o que mostra a revolta da categoria” quanto às reivindicações junto ao governo federal. A carência atual é de 1.600 servidores.

“Houve expansão dos campi e não se colocou profissionais suficientes para trabalhar, ou seja, deveria haver mais concurso público. A categoria está revoltada com o descaso da União e isso foi provado no número de deliberações pela greve. Ainda vamos decidir sobre o percentual de serviço que será mantido no período da paralisação”, antecipou.

A pauta de reivindicação pede um reajuste salarial de 27,03%; a implantação de data-base; mais democracia nos campi; melhores condições de trabalho, considerando a falta de estrutura física, além da luta contra as Medidas Provisórias 664 e 665, que retiram direitos do trabalhador, e também a Lei da Terceirização.

ARROCHO – Emerson Oliveira lembra que são cinco anos de arrocho salarial, pois, durante esse tempo, a categoria teve, apenas, 15 % de reajuste, parcelado em três anos. “Vamos parar tudo, fechar bibliotecas, laboratórios e outros departamentos administrativos”, concluiu.