Geral

Sport assume a liderança do Brasileirão

25/05/2015
Sport assume a liderança do Brasileirão

sportBBkcqshFoi uma noite especial para o torcedor do Sport na Ilha do Retiro. Minuto de silêncio, aplausos, faixas, bonecos e diversas outras homenagens ao folclório Zé do Rádio, falecido na última quinta-feira, em decorrência de uma parada cardiorrespiratória, marcaram o duelo diante do Coritiba, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro. Em campo, o Rubro-Negro pernambucano derrotou o Coritiba, por 1 a 0 e, de quebra, assumiu a liderança da competição. Foi, ainda, a 21ª partida de invencibilidade – 16 vitórias e cinco empates – do Leão na condição de mandante.

O Sport alcançou os sete pontos na tabela, assim como Goiás e Corinthians, mas leva vantagem no saldo de gols – quatro contra três e dois, respectivamente – e, por isso, assumiu a liderança. Já o Coritiba, com os mesmos três pontos antes de a rodada começar, passou a ocupar a 14ª colocação.

MELHOR, SPORT VAI PARA O INTERVALO EM VANTAGEM

Antes de a bola rolar, a principal homenagen a Zé do Rádio aconteceu com a presença de Pedro, seu neto, ingressando no gramado da Ilha com o rádio que ajudou a imortalizar o “torcedor mais chato do mundo”. O garoto teve a companhia da mãe e da viúva de Zé no estádio. Já com a bola rolando, o Sport tratou de pressionar o rival nos primeiros minutos adiantando a marcação. Sem Diego Souza e Élber, que começaram no banco após terem se recuperado de uma virose durante a semana, o técnico Eduardo Baptista apostou em Régis e Mike. Dupla que, ao lado de Neto Moura, faria a diferença. Com dificuldade para conter o ímpeto do veloz Leão, o Coxa sofreu com as investidas do ataque leonino. A melhor chance foi criada por Neto, que finalizou com perigo aos oito minutos.

Com o passar dos minutos, o Coritiba conseguiu ganhar terreno, passou a ter mais posse de bola, mas não soube trabalhar a bola pelo meio, apostando em cruzamentos – em um deles Rafhael Lucas quase marcou – e lançamentos. Se a produção ofensiva do Coxa não era a mesma que foi vista na vitória contra o Grêmio, no último sábado, o Sport voltou a tomar para si as rédeas do jogo e chegou ao merecido gol. Em jogada iniciada por Régis, Neto Moura finalizou, Welinton tentou cortar, mas acabou finalizando contra o próprio gol, aos 28 minutos. Nos minutos finais, o Alviverde teve boa chance em cobrança de falta, mas Danilo Fernandes evitou o empate. A objetividade do Sport fez a diferença na etapa final.

COXA CRIA BOAS CHANCES, MAS A VITÓRIA É DO LEÃO

O Coritiba voltou melhor para os 45 minutos finais, mostrando mais eficácia na marcação e trabalhando a bola com mais qualidade. As melhores chances criadas viriam graças a cobrança de uma falta. Hélder desvio a cobrança de Ray e mandou a bola no travessão. Na sequência, Danilo Fernandes apareceu para evitar o empate do Coxa. Já com Wellington Paulista em campo e sem três volantes, o Coxa passou a ter mais posse e volume de jogo.

Diego Souza e Danilo ingressaram no time do Sport, que, por alguns minutos, conseguiu controlar o ímpeto do Coritiba, mas mostrou dificuldade para levar perigo ao gol de Bruno. Era a vez de a marcação do Coxa mostrar eficiência diante de um Leão mais comedido no ataque. Já nos minutos finais, o Coxa voltou a ter boa chance, mas não aproveitou. A jogada iniciada pela direita terminou com a finalização do estreante Paulinho. Mesmo sem ser brilhante no segundo tempo, o Sport alcançou a vitória e, como consequência, a liderança do Brasileirão.

FICHA TÉCNICA

SPORT 1 X 0 CORITIBA

Local: Ilha do Retiro, em Recife (PE)

Data-hora: 23/5/2015 – 18h30

Árbitro: Sandro Meira Ricci (Fifa-SC)

Auxiliares: Emerson Augusto de Carvalho (Fifa-SP) e Rodrigo F. Henrique Corrêa (Fifa-RJ)

Público/Renda: 10.894 pagantes/12.119 presentes/R$163.960,00

Cartões amarelos: Rithely (SPT); Norberto, João Paulo, Ivan e Rosinei (CTB)

Cartões vermelhos: Não houve.

Gol: Welinton (contra), 28’/1ºT(1-0).

SPORT: Danilo Fernandes; Samuel Xavier, Matheus Ferraz, Durval e Renê; Rithely, Wendel, Neto Moura (Élber, 13’/2ºT) e Régis (Diego Souza, 23’/2ºT); Mike (Danilo, 23’/2ºT) e Joelinton – Técnico: Eduardo Baptista.

CORITIBA: Bruno; Norberto, Leandro Almeida, Welinton e Ivan; Helder, João Paulo, Rosinei (Wellington Paulista, 12’/2ºT), Ruy e Thiago Galhardo (Paulinho 27’/2ºT); Rafhael Lucas (Negueba, 42’/2°T) – Técnico: Marquinhos Santos.