Geral

Governo quer atingir cobertura vacinal de 100% contra aftosa

05/05/2015
Governo quer atingir cobertura vacinal de 100% contra aftosa
A campanha foi aberta pelo governador Renan Filho, sexta-feira passada, 1º de maio, na Cooperativa Pindorama, no município de Coruripe (Foto: Neno Canuto)

A campanha foi aberta pelo governador Renan Filho, sexta-feira passada, 1º de maio, na Cooperativa Pindorama, no município de Coruripe (Foto: Neno Canuto)

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa) e da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal), iniciou a primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa de 2015 com a meta de imunizar 100% do rebanho de bovinos e bubalinos, formado por 1,2 milhão de animais.
Para isso, o criador alagoano tem até o dia 31 deste mês para vacinar, declarar e atualizar os dados cadastrais nos escritórios do órgão de defesa. A campanha foi aberta pelo governador Renan Filho, sexta-feira passada, 1º de maio, na Cooperativa Pindorama, no município de Coruripe.
Para adquirir a vacina, cuja dose custa em média R$ 1,50 e que só está à venda durante as etapas da campanha, o criador deve procurar as lojas agropecuárias autorizadas pela Adeal. “As 50 lojas de revenda aptas a comercializar a vacina em Alagoas têm estoque suficiente e capaz de suprir a demanda do Estado”, afirmou o presidente da Adeal, Marcelo Lima.

Declaração

A Adeal informa que o criador tem até o dia 15 de junho para fazer a declaração dos animais. Para isso, ele deve apresentar a nota fiscal de compra da vacina, além dos documentos pessoais de identificação nos escritórios do órgão de defesa.
“Pedimos aos criadores que, após vacinar os animais, procurem imediatamente os escritórios da Adeal para fazer a declaração, evitando filas de última hora”, declarou Lima, lembrando que na etapa passada a cobertura vacinal em Alagoas foi superior a 96%, enquanto o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) recomenda um índice de cobertura vacinal de 80% do rebanho.
O proprietário dos animais que não fizer a declaração estará sujeito a penalidades, a exemplo do pagamento de multa e ficar impedido de retirar a Guia de Trânsito Animal (GTA) além de ser obrigado a fazer a vacinação com supervisão oficial.
A Adeal alerta ainda aos criadores que ovinos, caprinos e suínos não precisam ser vacinados contra a aftosa, mas os criadores são obrigados a fazer o cadastro destes animais na Adeal. “Quem não declarar, ficará impedido de transitar com estes animais”, ressaltou Lima, lembrando que Alagoas conta hoje com status sanitário internacional de zona livre da febre aftosa com vacinação.