Geral

Governo do Estado distribui mais de 110 mil alevinos em 12 municípios alagoanos

04/05/2015
Governo do Estado distribui mais de 110 mil alevinos em 12 municípios alagoanos
Peixamento aconteceu em cidades, povoados e propriedades rurais (Foto: Dennis Calheiros)

Peixamento aconteceu em cidades, povoados e propriedades rurais (Foto: Dennis Calheiros)

O Projeto de Povoamento de Alevinos realizou, nos quatro primeiros meses de governo, a doação de 117 mil peixes e beneficiou 171 famílias em todo o estado. A ação do Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Pesca e Aquicultura, realiza peixamento das espécies curimatã, tambaqui e tilápia.
Este ano, o projeto atendeu a várias regiões do estado, desde cidades, a povoados e propriedades rurais. O peixamento aconteceu nos municípios de Boca da Mata, Anadia, Rio Largo, Jaramataia, Penedo, São Miguel dos Campos, Viçosa, Junqueiro, Delmiro Gouveia, Coruripe, Traipu e São Brás.
“Esta é uma ação que atende a todo o Estado. Com o programa, o governo de Alagoas está ofertando uma fonte de proteína melhor para a população”, avaliou o secretário de Agricultura, Pesca e Aquicultura, Álvaro Vasconcelos.
O programa conta com a parceira da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) e do Centro de Ciências Agrárias (Ceca), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Distribuição e peixamento

Nas cidades de Boca da Mata e Anadia, foram doados 25 mil alevinos de tilápia, atendendo a 18 famílias.
O açude da cidade de Jaramataia recebeu um peixamento de 4,5 mil alevinos de curimatã. Para este ano, caso ocorra a melhoria da qualidade da água, a previsão é distribuir um total de mais 100 mil peixes.
Em Penedo, no Baixo São Francisco, foram realizados dois povoamentos de tilápia em dois módulos do Programa de Piscicultura da secretaria. O primeiro com distribuição de 10 mil alevinos e o segundo, no povoado Cachoeira, de 5 mil.
Na cidade de Rio Largo, em Maceió, o peixamento aconteceu no Instituto de Preservação da Mata Atlântica (IMA), com doação de mil alevinos de tilápia e, no módulo do Programa de Piscicultura, 5 mil tilápias.
Em Viçosa, o povoamento de 15 mil alevinos da espécie tambaqui foi realizado em barreiros e açudes de propriedades rurais. Os peixes foram fornecidos pela Unidade de Produção de Alevinos da Secreatria de Agricultura, localizado em Rio Largo, em parceria com o Centro de Ciências Agrárias daUniversidade Federal de Alagoas (Ceca/Ufal).
Na cidade de Traipu, a doação dos 10 mil alevinos de tilápia ocorreu em parceria com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), que forneceu os peixes da Estação de Xingó.
No município de São Brás, foram 5 mil alevinos de tilápia revertida, vindos também da unidade de produção de Rio Largo.
Dois módulos do Programa de Piscicultura, da cidade de Junqueiro, receberam, cada um, doações de 5 mil alevinos de tilápia.
O peixamento ainda foi realizado na fazenda Furado, em São Miguel dos Campos (2.500 alevinos de tilápia); na Associação Salgatuba, em Delmiro Gouveia (10 mil alevinos de tilápia); nos módulos do Programa de Piscicultura das cidades de Traipu (10 mil de tilápia) e Coruripe (5 mil de tilápia).