Geral

Estados Unidos reforçam segurança de bases militares

09/05/2015
Estados Unidos reforçam segurança de bases militares
O FBI disse estar preocupado com as mensagens de propaganda jihadista que circulam na Internet

O FBI disse estar preocupado com as mensagens de propaganda jihadista que circulam na Internet

Os Estados Unidos reforçaram ontem (8) o nível de segurança das bases militares no território norte-americano por precaução quanto a uma possível ameaça por parte do Estado Islâmico. A informação foi divulgada pela imprensa do país, após ter sido dada por uma fonte do Departamento de Defesa à agência de notícias francesa AFP. A medida de precaução entrou em vigor após um alerta da polícia federal norte-americana (FBI) sobre a possibilidade de que existam centenas ou milhares de seguidores do Estado Islâmico nos Estados Unidos.
A presença de possíveis simpatizantes do grupo extremista foi anunciada na quinta-feira (7) pelo diretor do FBI, James Comey. O serviço de inteligência admitiu a possibilidade, após a tentativa frustrada de ataque no Texas, no último domingo, quando dois jovens foram mortos pela polícia após atirarem contra uma viatura. Supostamente, eles planejavam atacar uma exposição com caricaturas de Maomé, organizada por um grupo radical anti-islâmico.
Após a tentativa de ataque, o Estado Islâmico reivindicou a autoria do frustrado atentado, mas o governo americano afirmou que não era possível dizer com exatidão se os envolvidos eram somente simpatizantes da organização ou se eram integrantes de fato. Mas, ontem, o FBI disse que a possibilidade da existência de integrantes ou simpatizantes é real e implica riscos.
O FBI disse estar preocupado com as mensagens de propaganda jihadista que circulam na Internet e que encorajam ataques terroristas. Elton Simpson, um dos jovens abatidos pelos policiais havia postado uma mensagem em seu twitter, horas antes de ter sido interceptado pela polícia do Texas, com o carro cheio de explosivos.
O nível de alerta subiu para o grau 4, em uma escala de cinco níveis. Segundo as fontes consultadas pela agência francesa AFP, o chefe do Comando Norte do Pentágono, almirante William Gortney ordenou reforço de alerta para que as “tropas tenham maior consciência e vigilância”, de potenciais riscos de segurança. É a primeira vez que as bases do país são colocadas neste nível de segurança desde o décimo aniversario do 11 de setembro.