Geral

Distribuição de sementes, em boa época, gera expectativa de boa safra

29/05/2015
Distribuição de sementes, em boa época, gera expectativa de boa safra

Renan Filho conhece a importância das sementes chegarem no tempo certo para os agricultores familiares. (Foto: Thiago Sampaio)

Renan Filho conhece a importância das sementes chegarem no tempo certo para os agricultores familiares. (Foto: Thiago Sampaio)

“Nunca tivemos a oportunidade que o governador Renan Filho está dando para a gente”, foi o relato da agricultora Givanilda de Brito após receber as sementes de feijão, milho e sorgo destinadas às famílias dos assentamentos do estado, em Arapiraca. A doação ocorreu, nesta sexta-feira, 29, durante a promoção do Governo Presente, na capital do Agreste alagoano.
Assim como dona Givanilda, outras famílias do Agreste e Zona da Mata foram contempladas, nesta sexta-feira, e devem receber cerca de 501 toneladas de sementes para a agricultura familiar. “Tenho certeza que isso vai gerar renda para as famílias e, consequentemente, movimentar a economia do estado”, disse o governador Renan Filho.
Para os municípios localizados no Sertão, a distribuição de 464 toneladas será feita neste sábado, ainda nas ações do Governo Presente. “Tivemos o cuidado ao selecionar as sementes, todas elas foram analisadas pelo Instituto Agronômico de Pernambuco, e, também, tivemos a preocupação de fazer a distribuição numa época boa para o plantio”, comentou o secretário de Estado da Agricultura, Pesca e Aquicultura, Álvaro Vasconcelos.
No geral, o Estado pretende distribuir 965 toneladas de sementes para os agricultores familiares alagoanos.
No início da manhã, o governador deu o pontapé inicial do Governo Presente reunido com secretários e a população, na Praça da Prefeitura, no Centro de Arapiraca. “Vim para ouvir a população, em primeiro lugar. É a proximidade do governo que tanto falo”, pontuou.
Em discurso, ele reforçou a importância da aproximação do governo com os cidadãos e disse vai continuar trabalhando para isso. O governador aproveitou a oportunidade para assinar 14 decretos de aposentadoria de policiais.

Governo Presente

Na Praça Luiz Pereira Lima, Centro de Arapiraca, a população pode contar com serviços de Saúde, pendências no Detran, informações sobre programas sociais e tecnológicos, cadastro de artesãos, declaração de vacinação da febre aftosa; como também projetos e ações das pastas de Recursos Hídricos, Meio Ambiente, Tribunal de Contas, Justiça Federal, entre outros.
No estande da Secretaria de Estado da Saúde, seu Hidelbrando Ferreira conferiu a pressão arterial e o nível de glicose. “Essas ações são bem bacanas porque é atenção que o governo está tendo com a população. Por mim, teria todo mês!(risos)”, comentou Ferreira.
Além da Praça da Prefeitura, a população pode contar com serviços no Parque Ceci Cunha e no Planetário, até as 17h desta sexta-feira, e neste sábado, até o meio dia.