Geral

Campanha de desarmamento ganha reforço com aquisição de micro-ônibus

05/05/2015
Campanha de desarmamento ganha reforço com aquisição de micro-ônibus

Os veículos funcionarão com a estrutura de um escritório para que sejam executadas todas as etapas da entrega voluntária de armas de fogo (Foto: Ascom Seprev)

Os veículos funcionarão com a estrutura de um escritório para que sejam executadas todas as etapas da entrega voluntária de armas de fogo (Foto: Ascom Seprev)

A campanha do desarmamento em Alagoas é referência nacional e agora vai contar com dois micro-ônibus que estão sendo equipados exclusivamente para auxiliarem na política de controle de armas. Esta é uma das novidades da Secretaria de Estado de Prevenção Social à Violência (Seprev), que está ampliando a área de atuação para focar, principalmente, na prevenção das causas da violência no Estado.
De acordo com o secretário Jardel Aderico, o novo modelo de atuação já foi apresentado e aprovado pelo governador Renan Filho, que está se empenhando para implantar todas as novidades. O documento prevê a utilização de mais de dez equipamentos que devem ser utilizados de acordo com as necessidades da comunidade a ser trabalhada.
“A proposta de intervenção sobre a questão da violência considera um diagnóstico qualificado, feito na localidade, observando cuidadosamente as causas da violência, ali na localidade. A partir de então se definem serviços e equipamentos que intervêm diretamente sobre essas causas”, explica Jardel Aderico. O secretário diz ainda que a forma de atuação da nova pasta vai possuir uma dimensão qualificada, responsável e com a finalidade de entregar o resultado de redução da violência, considerando o universo da prevenção.

 Desarmamento

Os dois micro-ônibus, que já estão em Maceió, têm uma função pedagógica. Os veículos serão levados para as comunidades, atuando próximo aos cidadãos e permitindo que eles dialoguem sobre o porte e a posse de arma. É um trabalho educativo, com a finalidade de retirar de circulação o maior número possível de armas de fogo em Alagoas.
“Cada veículo custou R$ 250 mil, recurso que veio de um convênio firmado com o Ministério da Justiça. Agora, eles estão sendo preparados com os equipamentos necessários para começar a atuar na campanha”, explicou Anderson Costa, superintendente de Promoção da Cultura de Paz, da Seprev.
Os veículos funcionarão com a estrutura de um escritório para que sejam executadas todas as etapas da entrega voluntária de armas de fogo. No micro-ônibus, é impressa a guia de trânsito, que é o documento necessário para o transporte da arma até o local de entrega, depois a arma é recebida, danificada e é feita a emissão da ordem de pagamento da bonificação.
A Campanha do Desarmamento integra a Política de Controle de Armas que, entre vários assuntos, debate uma medida para acompanhar a venda legal de armas de fogo. “Sabemos que é necessário ter uma fiscalização eficaz da venda de armas feita legalmente porque pode acontecer de uma delas ser utilizada para cometer crimes”, contou Roberlan Moreno, integrante da Campanha pelo Desarmamento.
O micro-ônibus utilizado anteriormente em Alagoas era locado e funcionaria por três meses, apenas para fortalecer os postos fixos, mas a campanha obteve resultados positivos e o veículo arrecadou 415 armas em 11 meses de campanha.