Geral

Alagoas escolhe 34 garotas para seletiva de futebol feminino da CBF

18/05/2015
Alagoas escolhe 34 garotas para seletiva de futebol feminino da CBF
Quantidade de meninas que participaram da seletiva atendeu às expectativas da organização. (Foto: Divulgação)

Quantidade de meninas que participaram da seletiva atendeu às expectativas da organização. (Foto: Divulgação)

Alagoas reafirmou o compromisso com o futebol feminino local com a realização de uma ‘peneira’, no Estádio Rei Pelé, no último sábado (16), quando 34 garotas foram escolhidas para participar da seletiva da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A missão é procurar garotas para as categorias de base sub-15, sub-17 e sub-20 da Seleção Brasileira. A seletiva local foi organizada pela União Desportiva de Alagoas, Federação Alagoana de Futebol e Secretaria de Estado do Esporte, Lazer e Juventude.
As irmãs Isis Luane e Íris Luana Gomes dos Santos, que atuam como atacantes, estão entre as mais de 30 garotas que se destacaram no fim de semana e têm a oportunidade de realizar o sonho de criança de vestir a camisa verde amarela, seguindo os passos da referência das gêmeas, a alagoana Marta, cinco vezes escolhida a melhor jogadora do mundo.
“Estamos muito felizes e ansiosas para que a seletiva da CBF seja realizada e nós duas possamos mostrar o futebol que jogamos desde criança. A Marta é ídolo para toda garota brasileira que quer ser jogadora de futebol, queremos jogar na seleção brasileira é um sonho que queremos realizar”, declarou Isis, que, com a irmã Íris, cursa o nono ano na escola municipal Demócrito Sarmento em São Luiz do Quitunde.
Isis e Íris jogam futsal pelo time da escola e futebol de campo pelo Guarani Futebol Clube de Paripueira. As irmãs enfrentaram resistência pela escolha por jogar futebol dentro da própria casa, como conta a apreensiva mãe das meninas, a professora Severina Gomes dos Santos.
“Desde pequenas, minhas filhas demonstraram amor pelo futebol. Isis e Íris ganhavam bonecas, mas as trocavam por uma bola. Isso me causou apreensão e, confesso, despertou o preconceito de o futebol ser coisa somente para meninos. Mas tenho apreendido com elas, que me dizem que o sonho da vida das duas é jogar futebol e chegar à seleção. Não entendo muito de futebol, mas todos dizem que elas são boas jogadoras. Agora, foram selecionadas para a seletiva da CBF e vamos ver o que vai acontecer. Seja o que Deus quiser!”, declarou a mãe das gêmeas.
Para a secretária de Esporte, Lazer e Juventude, Cláudia Petuba, a ‘peneira’ realizada no Rei Pelé atendeu às expectativas de todos que fizeram parte da organização.
“Pelo menos 70 garotas participaram da seletiva do sábado aqui no Trapichão. Familiares, amigos e amantes do futebol também vieram assistir à escolha, muitas meninas de talento foram selecionadas para o teste da CBF. A iniciativa do fim de semana mostra que o estado cumpre sua função de dar apoio ao esporte em todos os seus segmentos”, afirmou Cláudia Petuba.