Política

Renan Filho cumpre agenda cheia em Brasília nesta quarta e quinta

14/04/2015
Renan Filho cumpre agenda cheia em Brasília nesta quarta e quinta
Governador Renan Filho tem agenda cheia em Brasília nesta quarta e quinta-feira: no rol de assuntos, cobranças de reivindicações e reuniões com governadores do Nordeste  (Foto:Márcio Ferreira)

Governador Renan Filho tem agenda cheia em Brasília nesta quarta e quinta-feira: no rol de assuntos, cobranças de reivindicações e reuniões com governadores do Nordeste
(Foto:Márcio Ferreira)

    O governador Renan Filho volta a Brasília-DF, no fim de tarde desta terça-feira (14), para participar da reunião com os governadores do Nordeste e suas respectivas bancadas. A reunião acontece apenas nesta quarta-feira (15), a partir das 8h, no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados. Agenda nos ministérios e órgãos serve para pleitear recursos para o Estado de Alagoas.
As demandas da região serão colocadas em pauta, como o desenvolvimento uniforme dos Estados da região, guerra fiscal e novo indexador da dívida pública, por exemplo. O ajuste fiscal será discutido entre parlamentares e governadores para que aconteça possivelmente um alinhamento com os interesses do governo.
A continuidade dos debates a respeito da Carta da Paraíba também estará em discussão. O documento foi assinado no Encontro dos Governadores do Nordeste, que ocorreu em dezembro de 2014, reunindo, naquele momento, os governadores eleitos.
A Carta da Paraíba reivindicou o apoio junto ao Congresso Nacional para a aprovação da PEC 57/1999, que cria o Fundo Nacional de Desenvolvimento do Semiárido, em tramitação na Câmara Federal. Sobretudo, os governadores defendem o fortalecimento e a maior eficiência das instituições nacionais de governança, fomento e apoio às políticas públicas, tais como, Banco do Nordeste, Sudene, Dnocs, Codevasf e Chesf.
Eles pleiteiam ainda a existência de instrumentos diferenciados de incentivos com objetivo de construir políticas públicas regionais que aproximem e desenvolvam os Estados nordestinos, criando um novo ciclo de industrialização. Em suma, os governadores reivindicam a criação de mecanismos de melhora da educação, segurança e saúde nos nove estados nordestinos.
Vale lembrar ainda que os governadores tiveram encontro com a presidente Dilma Rousseff, no final de março, na qual a ampliação do Minha Casa, Minha Vida foi solicitada por Renan Filho, como também a continuidade das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no Nordeste. Estes e outros desdobramentos devem incrementar os debates de governadores, deputados e senadores em prol do desenvolvimento regional.

Agenda de quinta-feira

A lista de compromissos do governador de Alagoas no Planalto Central nesta quinta-feira (16) tem início em encontro com o diretor- presidente do DNIT, Adailton Cardoso Dias, às 10h. Logo em seguida, às 11h30, Renan Filho tem reunião de trabalho com o diretor-presidente da Codevasf, Elmo Vaz.
Com o ministro da Saúde, Arthur Chioro, às 15h, o governador trata sobre os pleitos prioritários do início de sua gestão: hospitais em Alagoas – como a construção do Hospital Metropolitano, que Renan Filho deseja iniciar sua construção até o final deste ano.
A sequência de reuniões segue com o ministro das Minas e Energia, Eduardo Braga, às 16h30. Através de seu perfil na rede  de microblogs Twitter, Renan Filho salientou que vai reforçar o coro dos alagoanos em prol de uma energia de qualidade. “Vou cobrar investimentos na Eletrobras Distribuição Alagoas”, reforçou o governador.