Cidades

Aceleradora de investimentos quer se instalar em Alagoas e fomentar projetos

22/04/2015
Aceleradora de investimentos quer se instalar em Alagoas e fomentar projetos
Empresa gaúcha funcionaria como uma catalisadora de projetos

Empresa gaúcha funcionaria como uma catalisadora de projetos

    A aceleradora Ventiur, empresa que investe no desenvolvimento de modelo de negócio para projetos de startups, está interessada em se instalar em Alagoas. A aceleradora quer montar uma estrutura operacional como base na região Nordeste e expandir sua atuação na região. Para isso, manteve reunião  com a Secretaria da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti), nesta quarta-feira, 22.
A empresa gaúcha, a qual conta com 30 investidores principalmente em projetos de Tecnologia da Informação (TI), já desenvolve trabalho de aceleração em uma startup alagoana, razão pela qual se aproximou e se interessou pelas potencialidades do Estado.
Segundo o diretor executivo da Ventiur, Sandro Cortezia, o interesse em vir para Maceió visa contribuir com o desenvolvimento de micro e pequenas empresas e startups com a captação de investidores e incremento em inovação.
“Com a instalação de uma base operacional aqui é natural que queiramos trazer para perto outros projetos que estejam sendo acelerados pela Ventiur na região. Isso vai incentivar outras startups a se desenvolver e se instalar na capital alagoana”, confirmou Sandro Cortezia.
O secretário da Ciência, da Tecnologia e da Inovação ressaltou o interesse do governo do Estado em receber novos projetos e empreendimentos. Pablo Viana reforçou a importância de uma aceleradora em Alagoas, como catalisadora de vários projetos. Ele sugeriu que a Ventiur desenvolva um modelo de negócio adequado ao ambiente de inovação local, baseado nas potencialidades e nas especificidades do mercado alagoano, buscando dar sustentabilidade ao projeto de instalação na região.
Já o diretor técnico do Sebrae de Alagoas, Ronaldo Moraes, reforçou a importância da parceria entre o governo estadual e o Sebrae, lembrando que a entidade é a única no Nordeste a ter projetos específicos para startups, haja vista o grande crescimento e desenvolvimento desse tipo de negócio no Estado, com startups reconhecidas nacional e internacionalmente.
“A facilidade de relacionamento entre governo, Sebrae e academia e a integração entre os setores em Alagoas, é um dos diferenciais para quem quer se instalar no Estado”, disse Moraes.
O diretor executivo da Ventiur disse que pretende montar ainda este ano uma rodada de negócios em quatro locais no Brasil, sendo um deles em Maceió, para escolher novos investimentos.
Startup – Significava um grupo de pessoas trabalhando com uma ideia diferente que, aparentemente, poderia fazer dinheiro. Além disso, “startup” sempre foi sinônimo de iniciar uma empresa e colocá-la em funcionamento.