Geral

Renan Filho recebe em audiência reitor e vice da UNEAL

02/03/2015
Renan Filho recebe em audiência reitor e vice da UNEAL

unealO governador Renan Filho (PMDB) recebeu na tarde de hoje (2) o reitor e vice reitor da UNEAL, Jairo Campos e Clébio Correia.

No encontro o governador Renan Filho reforçou a aproximação entre governo e instituição dizendo que “A instituição presta um grande serviço na formação da juventude e de mão de obra para o estado, por isso, essa proximidade com o governo é fundamental e será contínua. Reafirmei meus compromissos com a Uneal de trabalharmos conjuntamente para melhorarmos a qualidade do ensino e o serviço prestado”.

UNEAL

A Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) atende a cerca de 8 mil estudantes, com 15 opções de cursos oferecidos em Arapiraca (sede), Santana do Ipanema, Palmeira dos Índios, São Miguel dos Campos, União dos Palmares e Maceió. Consiste hoje entre as principais instituições de ensino superior do Estado. Dada a importância da entidade, o governador Renan Filho conduziu, nesta segunda-feira (2), reunião com o reitor Jairo Campos para tratar sobre as demandas do órgão, vinculado ao Executivo.
O reitor apresentou a Renan Filho a situação da universidade. O custeio mensal é de R$ 252 mil (considerado pequeno em comparação a outras unidades do país). “Estou ciente do quadro. Eu faço questão de reafirmar todos os meus compromissos para com a instituição, de garantir a continuidade dos projetos que estavam em execução, como a construção do campus de União dos Palmares, e já estamos discutindo sobre novos recursos para a criação da Casa do Estudante, em Santana”, revelou o governador.
O chefe do Executivo foi enfático: “Apesar da situação que vivemos, de crise, de cortes em todo o Executivo, eu afirmo que recursos não serão tirados da Uneal”. O valor de custeio, por exemplo, para a finalização das obras do campus de União dos Palmares, via Programa de Apoio ao Investimento dos Estados e Distrito Federal (Proinveste), deve ser liberado nos próximos dias.
Num período de restrições econômicas, o governador apontou a possibilidade de mais parcerias para o fortalecimento da universidade com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) e a Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação.
O gestor da Uneal mostrou-se receptivo às sugestões, ao encaminhamento da pauta. “Saio daqui menos angustiado. Nesse momento inicial de governo, já garantimos vários desdobramentos. Foi uma reunião produtiva”, avaliou. Jairo Campos destacou a necessidade de alinhamento entre universidade e Executivo. “Eu me coloco como parceiro, como partícipe desse projeto. Eu quero que o Governo dê certo, que a Uneal dê certo, que Alagoas, de fato, possa avançar e possa respirar melhores momentos”, disse.