Geral

Projetos esportivos começam a mudar a vida de adolescentes socioeducandos

20/03/2015
Projetos esportivos começam a mudar a vida de adolescentes socioeducandos
Secretário e adjunta falaram da oportunidade que o esporte pode oferecer aos socioeducandos. (Foto: Thiago Sampaio)

Secretário e adjunta falaram da oportunidade que o esporte pode oferecer aos socioeducandos. (Foto: Thiago Sampaio)

Projetos esportivos começam a GANHAR vida nas unidades socioeducativas por meio de parceria entre a Secretaria de Estado da Defesa Social e Ressocialização (Sedres). Num jogo de apostas, onde a necessidade e a falta de oportunidades requerem compromisso, o pontapé foi dado por orientação do governo do Estado que adota um projeto de ressocialização diferente envolvendo os menores em conflito com a lei em atividades que lhes proponha uma mudança de comportamento e de vida.
O secretário de Estado da Defesa Social e Ressocialização, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto, seu adjunto de Ressocialização, tenente-coronel Marcos Sérgio e a secretária adjunta do Esporte, Claudia Petuba estiveram nesta quinta-feira, 19, na Unidade de Internação Masculina, no bairro do Clima Bom. Para lá, eles levaram utensílios esportivos, como bolas profissionais de diversas modalidades, além de mesa de pingue pongue e outros materiais.
Representantes da Defensoria Pública e da Secretaria de Estado da Cultura também acompanharam a comitiva oficial e levaram aos jovens além do aparato esportivo, orientação e esperança para uma recuperação social.
Alfredo Gaspar anunciou aos menores um grande avanço. Eles poderão tirar proveito de uma parceria com a Secretaria de Estado de Trabalho para capacitá-los e inseri-los no mercado de trabalho tão logo saiam do regime socioeducativo.
“Hoje, trouxemos para vocês a oportunidade de começarem uma nova fase. Lógico que é apenas o começo, mas tudo isso é em troca de responsabilidade e do compromisso de vocês. Estamos aqui em nome do governador, iniciando um projeto que trará grandes benefícios para todos, mas também vamos cobrar retorno. A chance de melhorar e de se deparar com um futuro melhor dependerá do esforço de cada um. Mas, a orientação do governador é de que façamos o possível para ofertar oportunidades de mudança na vida de vocês. Hoje, recebem materiais esportivos e estamos viabilizando a chance de entrarem no mercado de trabalho quando daqui saírem”, declarou o secretário da Defesa Social.
Cláudia Petuba falou da importância do esporte e de algumas ações que estão previstas na parceria Sedres/Secretaria de Esportes. “A ideia do governador é dar maior atenção a todo jovem alagoano; e vocês, logicamente, estão dentro do processo. Não paramos nos materiais esportivos que trouxemos, queremos leva-los ao Trapichão promover campeonatos, mas tudo condicionado ao comportamento. Comprometo-me em voltar aqui com mais tempo para ver de que forma podemos ajudar”, ressaltou a adjunta.
Assim que receberam a primeira bola, os menores iniciaram uma partida de futebol em clima de muita satisfação. Foi unânime o entendimento de que, a partir de agora, as atividades ocupacionais serão um grande auxílio.
“Graças a Deus, assim a gente vai ter o que fazer, vai jogar, ocupar a mente”, disse um menor. A partir da próxima semana, os menores começam a receber assistência médica com vários profissionais.