Geral

Parceria garante a manutenção de biólogo auxiliar na curadoria do Herbário

17/03/2015
Parceria garante a manutenção de biólogo auxiliar na curadoria do Herbário

  IMG_6992  A parceria entre o Instituto do Meio Ambiente (IMA) e a Usina Serra Grande foi renovada essa semana. Existente desde 2009, o Termo de Compromisso é voltado para a contratação de um biólogo. Esse ano ele está sendo ampliado com atividades de educação ambiental realizadas em conjunto e direcionadas para estudantes da rede pública, com projetos específicos do órgão e em áreas preservadas pela Usina.
O Termo de Compromisso trata da manutenção de um biólogo que auxilia nas atividades desenvolvidas na curadoria do Herbário, um dos mais importantes centros ativos de pesquisa de Alagoas, com mais de 55 mil espécies da flora alagoana, identificadas e catalogadas em acervo específico.
“É importante ressaltar que esse acordo existe desde 2009 e a presença de mais um profissional ajuda a manter a qualidade do trabalho de identificação e catalogação de espécies, além do atendimento que fazemos aos pesquisadores que visitam a coleção”, comentou Rosâgela Lyra, curadora do Herbário.
As atividades educativas que devem ser realizadas em parceria são palestras e jogos ambientais, barco-escola e visitas às áreas de floresta, com estudantes da rede pública.  Segundo a curadora do Herbário “um trecho da mata preservada pela Usina está incluído na Área Proteção Ambiental de Murici”.
O coordenador do Patrimônio da Serra Grande, Clodoaldo Bakker, solicitou o apoio do IMA para estudar o que pode ser feito no local. “A mata é bem significativa e nós queremos agregar valor à ela levando as pessoas para conhecer”, comentou.