Geral

Núcleos de Piranhas e Rio Largo vão produzir 200 mil alevinos por mês

21/03/2015
Núcleos de Piranhas e Rio Largo vão produzir 200 mil alevinos por mês
Secretaria prevê uma média de produção de 200 mil alevinos. (Foto: Divulgação)

Secretaria prevê uma média de produção de 200 mil alevinos. (Foto: Divulgação)

Com o foco na inclusão produtiva e no desenvolvimento da aquicultura em Alagoas, a Secretaria de Estado da Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa) agiliza a reestruturação dos Núcleos de Produção de Alevinos instalados nos municípios de Rio Largo e Piranhas. A meta da Seapa é ter os dois núcleos funcionando em pleno vapor já na primeira quinzena de abril, com uma média de 200 mil alevinos das espécies tilápia, tambaqui e Curimatã produzidos ao mês.
Em Rio Largo, o Núcleo de Produção funciona dentro das instalações do Centro de Ciências Agrárias Delza Gitaí, em parceria com a Universidade Federal de Alagoas. Já o Núcleo de Produção de Piranhas passou a integrar, em fevereiro, a estrutura administrativa do Centro Xingó de Convivência com o Semiárido.
Na avaliação do secretário de Estado da Agricultura, Álvaro Vasconcelos, o trabalho executado pelos núcleos representa a revitalização da aquicultura em Alagoas. “Uma das principais funções dessas duas unidades, além da produção em si, é direcionar os alunos de graduação da Ufal para que tenham a aquicultura como uma atividade econômica, e que busquem especialização na área e possam promover, em conjunto com o governo do Estado, o desenvolvimento dessa atividade”, destacou Vasconcelos.
De acordo com o superintendente de Desenvolvimento da Aquicultura, Manoel Sampaio, parte dos alevinos será distribuída entre as 20 famílias de trabalhadores rurais e agricultores familiares que compõem cada um dos 20 módulos já formados em todo o Estado. “Alevinos de tilápia e tambaqui serão destinados a tanques-redes instalados nos módulos e os de curimatã, para o povoamento de açudes e barreiros em comunidades rurais e fazendas”, explicou.
Na próxima segunda-feira (23), os gargalos e rumos da pesca e aquicultura de Alagoas serão debatidos em um encontro promovido pelo governo do Estado, por meio da Seapa, entre pescadores, estudiosos e entidades representativas do setor. A reunião acontece na sede da Federação dos Pescadores de Alagoas (Fepeal), localizada na avenida Senador Rui Palmeira, no Vergel do Lago, a partir das 9h.