Geral

Material com situação da saúde em AL será distribuído a municípios

16/03/2015
Material com situação da saúde em AL será distribuído a municípios

Análise da situação da saúde dos alagoanos nos 102 municípios do Estado será distribuída por meio de uma enciclopédia pela Sesau a partir desta segunda-feira (16) (Foto: Carla Cleto)

Análise da situação da saúde dos alagoanos nos 102 municípios do Estado será distribuída por meio de uma enciclopédia pela Sesau a partir desta segunda-feira (16) (Foto: Carla Cleto)

A partir desta segunda-feira (16), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) inicia a distribuição da Enciclopédia de Análise da Situação da Saúde em Alagoas, que anualmente é elaborada com dados diversos sobre a saúde do alagoano.
As informações contidas na publicação têm o intuito de subsidiar os gestores públicos na definição das políticas públicas a serem viabilizadas nos 102 municípios do Estado.
“Os dados são importantes para produzir informações, porque é preciso conhecer a situação da saúde, para poder agir”, disse o diretor de Análise da Situação em Saúde da Sesau, Herbert Charles. Segundo ele, a diretoria prepara de forma regular algumas publicações relacionadas à saúde, que servem de subsídios para a tomada de decisões pelos gestores, profissionais e a população.
A Análise da Situação de Saúde, conforme destacou o diretor, é uma publicação com informações obtidas através de aspectos socioeconômicos como renda, escolaridade, expectativa de vida e demografia. Também servem de subsídio para a produção da enciclopédia, informações da taxa de natalidade, onde são revelados como nascem os alagoanos, quais as causas das doenças, se elas são transmissíveis e quais os fatores que levam às internações hospitalares e óbitos.
O diretor explicou que a enciclopédia estará sendo distribuída pela Sesau nos 102 municípios alagoanos, além de serem contempladas entidades de classe. No entanto, a população pode acessá-la através do portal da Sesau (www.saude.al.gov.br).
De acordo com o Charles, outra fonte de análise são os dados que constam nos sistemas do Sistema S, como o de mortalidade, nascidos vivos, doenças de notificação compulsória, informações hospitalares, além do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A enciclopédia é formada por 11 livros, em qual o primeiro apresenta um apanhado geral sobre o Estado.
Já os demais, ainda de acordo com Herbert Charles, trazem informações sobre as dez regiões sanitárias, com a situação de cada município. O diretor de Análise de Situação em Saúde da Sesau afirmou que, a partir da publicação, cada alagoano poderá constatar em dados como está a saúde da sua cidade.

    Atlas

Além da publicação da enciclopédia, o diretor informou que também está sendo elaborado um atlas sobre o câncer. O material apresenta um diagnóstico sobre a mortalidade provocada pela doença em Alagoas, entre os anos de 1996 a 2013.
Herbert Charles anunciou que, até o fim do primeiro semestre deste ano, estará pronto um trabalho sobre morbimortalidade por causas externas na infância. Ele irá mostrar como adoecem e morrem as crianças na faixa etária de 1 a 14 anos.