Política

Lessa participa de reunião para discutir crise da saúde em Alagoas

02/03/2015
Lessa participa de reunião para discutir crise da saúde em Alagoas

lessaO coordenador da bancada federal de Alagoas em Brasília, deputado Ronaldo Lessa (PDT-AL), reuniu-se na manhã desta segunda-feira, em Maceió, com dezenas de prefeitos e secretários municipais para discutir o grave momento pelo qual passa a saúde no Estado. A reunião foi coordenada pelo presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Marcelo Beltrão. “É hora de unirmos forças em defesa de Alagoas, afinal, nosso Estado é o último em termos de repasses federais dirigidos à saúde”, disse Beltrão. Da reunião participaram, também, os deputados federais Marx Beltrão e Pedro Vilela, além dos estaduais Ignácio Loiola e Bruno Toledo.

“Trata-se de uma situação caótica que perdura há mais de 20 anos”, esclareceu Lessa, que já foi prefeito de Maceió e ex-presidente da AMA. “Somos tratados como cidadãos de terceira categoria. Recebemos, em média, 30% menos, per capita, que outros estados da federação. Não há como os municípios suportarem isso, principalmente no que diz respeito aos procedimentos de média e alta complexidade”, esclareceu.

Ronaldo Lessa fez questão de enfatizar que discordâncias políticas foram postas de lado, sob sua coordenação a bancada está unida: “precisamos rediscutir o pacto federativo”, afirmou. “O governo federal fica com mais de 70% do que arrecada enquanto os estados e municípios vivem na penúria, tendo que manter os serviços essenciais de saúde com poucos recursos. Como se não bastasse, há o aspecto da judicialização, os gestores são obrigados a cumprir determinações da Justiça”, afirmou depois de ouvir do prefeito de Penedo (AL), Marcius Beltrão, que há medicamentos, solicitados por pacientes, que chegam a custar R$ 16 mil o frasco.

A presidente do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde de Alagoas, Normanda Santiago, disse que estará em Brasília, nesta quinta-feira, para participar de reuniões técnicas, mas que é necessário apoio político para reverter esse quadro. “Em Alagoas, apenas 7% da população têm plano de saúde, o restante depende do SUS. São Paulo tem mais gente atendida pelos planos e mesmo assim recebe mais recursos. É injusto”, enfatizou.

O deputado federal Ronaldo Lessa afirmou ao final do encontro que a bancada de Alagoas vai trabalhar para tirar a saúde de Alagoas da UTI: “Vamos promover uma reunião dos gestores com o ministro da Saúde, vamos fazer com que o governo federal reveja essas medidas, principalmente agora, em clima de contingenciamento. Precisamos de mais recursos, não de cortes”, destacou.