Geral

Helvio Auto padroniza vestimentas de servidores e acompanhantes

12/03/2015
Helvio Auto padroniza vestimentas de servidores e acompanhantes

Protótipo da padronização de vestimentas que será adotado para profissionais que atuam diretamente na assistência do Hospital Escola Hélvio Auto para evitar infecções (Ilustração Ana Paula Tenório)

Protótipo da padronização de vestimentas que será adotado para profissionais que atuam diretamente na assistência do Hospital Escola Hélvio Auto para evitar infecções (Ilustração Ana Paula Tenório)

A Coordenação da Central de Processamento de Roupas do Hospital Escola Dr. Helvio Auto (HEHA) – unidade assistencial da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), implantou a padronização de vestimentas para profissionais que atuam diretamente na assistência. A medida se estenderá também  para os diferentes tipos de acompanhantes dos pacientes no hospital. A ação tem como finalidade um maior controle da infecção hospitalar.
Por ser um hospital de referência em Alagoas no tratamento de doenças infectocontagiosas, a direção do Hospital Helvio Auto demonstra preocupação constante com o índice de infecção hospitalar. Por causa disso, agora, além dos pacientes adultos das enfermarias masculina e feminina, que já usam roupas adequadas e fornecidas pelo HEHA, alguns profissionais de setores como UTI, Central de Material Esterilizado e Centro de Diagnóstico, profissionais da manutenção, maqueiros e acompanhantes devem utilizar vestimenta cedida pela instituição enquanto estiverem em horário de trabalho ou acompanhando algum interno nas dependências do hospital.
A enfermeira do Núcleo de Controle à Infecção Hospitalar Maria de Lourdes das Neves explica que a padronização de vestimentas é indispensável para um hospital com o perfil do Hospital Helvio Auto. “A padronização das vestimentas colabora no controle da infecção hospitalar, uma vez que ela impede o fluxo de micro-organismos das casas de servidores e pacientes para o hospital e do hospital para as casas. Como a roupa é do Hélvio Auto, ela é trocada no período correto e lavada adequadamente, o que permite um maior controle e evita a circulação de bactérias nocivas”, explicou a enfermeira.
Além da padronização das roupas, objetos e pertences trazidos por pacientes também estão sendo monitorados e guardados em lugar específico na Central de Processamento de Roupas do hospital. Ao impedir que estes objetos acompanhem os pacientes até os leitos, cria-se mais uma barreira para a disseminação de micro-organismos. “Para evitar infecções, os únicos pertences que os pacientes podem levar para as enfermarias são a carteira com documentos, um kit de higiene pessoal, telefone celular e carregador”, esclareceu Silvânia Ferro, coordenadora da Central de Processamento de Roupas do Hélvio Auto.

    Cores

Após entendimento entre a Coordenação de Enfermagem e o Núcleo de Controle de Infecção Hospitalar, a padronização foi realizada a partir da separação de cores e do tipo de tecido utilizado nas roupas. Ficou definido que o verde-escuro corresponde aos acompanhantes das Unidades Masculina e Respiratória; o rosa para acompanhantes da Pediatria e enfermaria feminina; o azul para funcionários da UTI; o verde-claro para os maqueiros e o branco para servidores da Rouparia, Central de Material Esterilizado e Centro de Diagnóstico.
Foi realizada uma análise para melhor adequação das roupas e um novo pedido de material já foi feito para contemplar a Pediatria. Roupas com estampas infantis, tanto para pacientes quanto para acompanhantes, já estão em processo de compra.