Geral

Governo do Estado participa de mutirão para o Cadastro Ambiental Rural

23/03/2015
Governo do Estado participa de mutirão para o Cadastro Ambiental Rural
O Governo de Alagoas, por meio do Instituto do Meio Ambiente (IMA) e com o apoio da Secretaria de Estado da Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa), fará um mutirão em parceria com o Ministério Público Estadual (MPE), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos (Ibama) e Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) com o objetivo de inscrever todos os imóveis rurais situados às margens do Rio São Francisco no Cadastro Ambiental Rural (CAR). 	 	O cadastro - obrigatório para todos os imóveis rurais públicos ou privados – foi criado pelo governo federal para regularizar as propriedades e definir políticas públicas para a agricultura e o meio ambiente. 	O trabalho da força tarefa terá início pelo município de Igreja Nova ainda na primeira quinzena de abril, monitorando as áreas de preservação permanente e de reserva legal na região. A princípio, a mobilização será realizada entre os dias 6 e 8. “O objetivo é fazer o cadastro de todos os imóveis rurais ribeirinhos, desde Pariconha até o município de Piaçabuçu. Alagoas conta com apenas 0,6% das propriedades rurais inscritas no CAR, apesar do prazo final para a entrega do documento ser encerrado no dia 5 de maio”, alertou o secretário Álvaro Vasconcelos. 	Para conseguir um número maior de propriedades cadastradas, as prefeituras municipais , cujos técnicos já receberam a capacitação do IMA para fazer o cadastro, também serão convidadas a participar da força tarefa. “O grupo de trabalho terá a participação de todas as esferas de governo. A nossa meta é que Alagoas seja o primeiro Estado a finalizar o CAR entre os municípios ribeirinhos do São Francisco”, afirmou o analista ambiental do Ibama, Felipe Tenório. 	De acordo com o IMA, órgão responsável pela execução do CAR em Alagoas, dos 123 mil estabelecimentos rurais existentes no Estado, 111 mil são formados por pequenos produtores com até quatro módulos fiscais.

O cadastro – obrigatório para todos os imóveis rurais públicos ou privados – foi criado pelo governo federal para regularizar as propriedades e definir políticas públicas para a agricultura e o meio ambiente (Foto: Adaílson Calheiros)

Mobilização será realizada nos municípios ribeirinhos do São Francisco; ação terá início em Igreja Nova

O Governo de Alagoas, por meio do Instituto do Meio Ambiente (IMA) e com o apoio da Secretaria de Estado da Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa), fará um mutirão em parceria com o Ministério Público Estadual (MPE), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos (Ibama) e Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) com o objetivo de inscrever todos os imóveis rurais situados às margens do Rio São Francisco no Cadastro Ambiental Rural (CAR).

O cadastro – obrigatório para todos os imóveis rurais públicos ou privados – foi criado pelo governo federal para regularizar as propriedades e definir políticas públicas para a agricultura e o meio ambiente.
O trabalho da força tarefa terá início pelo município de Igreja Nova ainda na primeira quinzena de abril, monitorando as áreas de preservação permanente e de reserva legal na região. A princípio, a mobilização será realizada entre os dias 6 e 8. “O objetivo é fazer o cadastro de todos os imóveis rurais ribeirinhos, desde Pariconha até o município de Piaçabuçu. Alagoas conta com apenas 0,6% das propriedades rurais inscritas no CAR, apesar do prazo final para a entrega do documento ser encerrado no dia 5 de maio”, alertou o secretário Álvaro Vasconcelos.
Para conseguir um número maior de propriedades cadastradas, as prefeituras municipais , cujos técnicos já receberam a capacitação do IMA para fazer o cadastro, também serão convidadas a participar da força tarefa. “O grupo de trabalho terá a participação de todas as esferas de governo. A nossa meta é que Alagoas seja o primeiro Estado a finalizar o CAR entre os municípios ribeirinhos do São Francisco”, afirmou o analista ambiental do Ibama, Felipe Tenório.
De acordo com o IMA, órgão responsável pela execução do CAR em Alagoas, dos 123 mil estabelecimentos rurais existentes no Estado, 111 mil são formados por pequenos produtores com até quatro módulos fiscais.