Geral

Escolas alagoanas participam de pesquisa sobre saúde estudantil

20/03/2015
Escolas alagoanas participam de pesquisa sobre saúde estudantil
Durante toda semana, técnicos do IBGE e da Secretaria da Educação percorreram as Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) para a divulgação do levantamento e mobilização das instituições de ensino (Fotos: Valdir Rocha)

Durante toda semana, técnicos do IBGE e da Secretaria da Educação percorreram as Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) para a divulgação do levantamento e mobilização das instituições de ensino (Fotos: Valdir Rocha)

Cem escolas públicas e privadas de Alagoas vão participar de pesquisa sobre a saúde dos estudantes de 13 a 17 anos que frequentam os ensinos fundamental e médio. Uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em parceria com os ministérios da Saúde e da Educação, a Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) visa conhecer e dimensionar fatores de risco à saúde de adolescentes, subsidiar o monitoramento da saúde estudantil e orientar intervenções.
Durante toda esta semana, técnicos do IBGE e da Secretaria de Estado da Educação (SEE) percorreram as Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) para a divulgação do levantamento e mobilização das instituições de ensino. Nesta quinta-feira (19), foi a vez das escolas da região Agreste, reunidas na sede da 5ª CRE, em Arapiraca.
Na ocasião, foram repassadas informações sobre a pesquisa, que será aplicada por meio de metodologia de amostragem onde os jovens responderão a questionários elaborados por uma equipe de especialistas. Todas as informações coletadas serão confidenciais e a escola e os alunos selecionados não serão identificados, conforme preconiza a Lei 5.534 de 14 de novembro de 1968 – que dispõe sobre a obrigatoriedade de prestação de informações estatísticas – e o Decreto Presidencial 6.286/ 2007 que estabelece o programa de saúde nas escolas.

Políticas públicas

Cláudia Saldanha, técnica do IBGE responsável pela supervisão da PeNSE em Alagoas, conta que a aplicação dos questionários nas escolas começa no dia 13 de abril e termina em junho, envolvendo unidades de ensino de Maceió, Arapiraca, Penedo e União dos Palmares.
“Os alunos responderão a esta pesquisa sem a interferência de pais ou professores e os dados coletados refletirão quais as necessidades das escolas brasileiras no que se refere à saúde. Essas informações, consequentemente, direcionarão políticas públicas para o atendimento destas demandas”, ressalta.
A SEE é parceira do IBGE para a mobilização dos alunos e escolas públicas para as pesquisas, facilitando o contato entre as unidades de ensino, IBGE e ministério.
“Nossa parceria é no sentido de informar as escolas sobre a importância desta pesquisa e orientá-las para a recepção dos técnicos do IBGE, pois, por meio da PeNSE, teremos dados valiosos sobre a saúde de nossos estudantes”, destaca Cheila Vasconcelos, representante da SEE para o levantamento.

Arapiraca

Em Arapiraca, sete unidades da rede estadual participarão da pesquisa. Para a coordenadora da 5ª CRE, Wilany Felix Barbosa, a iniciativa traz uma importante contribuição para o segmento educacional.
“Os estudantes dos 13 aos 17 anos se encontram em uma etapa que demanda muita atenção dos educadores, pois, nesta época, são vulneráveis e suscetíveis a várias formas de influência, as quais nem sempre são positivas. Por isso, é essencial que as escolas participem desta pesquisa, pois, a partir dela, saberemos como nossos adolescentes se comportam em suas relações sociais e como está a sua saúde”, afirma Wilany.