Geral

Escola do Estado de tempo integral recebe internet de alta velocidade

21/03/2015
Escola do Estado de tempo integral recebe internet de alta velocidade
Alunos da Escola Estadual Marcos Antônio Cavalcanti, no bairro do Benedito Bentes, possuem Internet com link utilizado 4,5 vezes mais rápido do que os das outras escolas da rede (Fotos: Valdir Rocha)

Alunos da Escola Estadual Marcos Antônio Cavalcanti, no bairro do Benedito Bentes, possuem Internet com link utilizado 4,5 vezes mais rápido do que os das outras escolas da rede (Fotos: Valdir Rocha)

A recém-inaugurada escola estadual de tempo integral Marcos Antônio Cavalcanti, localizada no bairro do Benedito Bentes, é a primeira a ser conectada pela nova Infovia do Governo de Alagoas. A rede wi-fi de alta velocidade instalada na unidade irá permitir o uso de aplicativos educacionais para auxiliar no ensino e fazer um melhor uso do laboratório de informática.
O link utilizado na escola é 4,5 vezes mais rápido do que os das outras escolas da rede e é a menor velocidade existente no novo contrato de Infovia. Segundo o Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado de Alagoas (Itec) entidade responsável pelo contrato, o custo desta velocidade, um link dedicado de 4Mbps é o mesmo custo de um link de velocidade 4,5 vezes menor do contrato antigo ainda vigente. Boa parte das escolas utilizam links de 256 kbps e 512 kbps uma estrutura dificultosa para dar aula com sistemas e aplicativos.
“A estrutura da nova Infovia está excelente. Estamos conseguindo atender às demandas da escola, não só do laboratório de informática como da parte administrativa. Com o novo link, temos condições de implantar alguns aplicativos educacionais que necessitam de uma internet mais robusta para funcionar”, explica o diretor de Tecnologia da Informação da Secretaria de Estado da Educação (SEE), Felipe Athayde.
O laboratório de informática possui 35 notebooks que são utilizados nas aulas básicas e também nos cursos técnicos de informática incluso na grade curricular do 1º ano. A cada ano, os alunos fazem um curso de formação integral.
Segundo a diretora da escola Adnilma Lemos, no primeiro ano os cursos são de desenvolvedor de aplicativo e operação e manutenção de micro. Já no 2º ano, a escola oferece curso técnico de hospedagem, técnico em lazer e de análise química e no 3º ano é oferecido curso de hotelaria.

Aplicativos

No laboratório de informática, os alunos também poderão aprender as disciplinas básicas do ensino médio através de aplicativos educacionais, como é o caso do projeto Aprender com Micro, que utiliza um software educacional voltado para o ensino da língua portuguesa e da matemática e já está implantado em alguns laboratórios da rede estadual de ensino.
Além do Aprender com o Micro, a Secretaria de Estado da Educação (SEE) pretende implantar o uso de outras plataformas de ensino como o Meu Tutor, cuja estrutura de ensino vai do 5º ao 9º ano e trabalha todo o ensino médio.
“Estamos fazendo um estudo de quais escolas da rede de ensino estadual possuem estrutura física e tecnológica para abraçar esse projeto. A partir dessa relação, iremos discutir a possibilidade e implantar o Meu Tutor”, afirma Athayde.