Geral

Empresa de fibra óptica demonstra interesse em se instalar em AL

13/03/2015
Empresa de fibra óptica demonstra interesse em se instalar em AL
Encontro do secretário Pablo Viana e gestores da Secti com o representante da empresa Skylane, que pretende se instalar em Alagoas (Foto: Ascom Secti)

Encontro do secretário Pablo Viana e gestores da Secti com o representante da empresa Skylane, que pretende se instalar em Alagoas (Foto: Ascom Secti)

  A empresa Skylane Optics, fabricante de transceptores ópticos (equipamento que conecta fibras óticas), manteve contatos com o Governo de Alagoas na quinta-feira (12) e demonstrou interesse em instalar uma unidade no Estado.
A informação foi dada após encontro do secretário de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação de Alagoas, Pablo Viana com o diretor da Skylane, Rudinei Santos Carapinheiro.
O empresário  explicou que a Skylane tem sede na Bélgica e no Brasil está instalada em Campinas (SP), onde fabrica fibra ótica e realiza pesquisa e desenvolvimento de melhorias e de novos produtos. Em Alagoas, está presente como fornecedora de serviços para empresa local, mas tem interesse em ampliar os negócios em solo alagoano com a instalação de uma nova sede.
A motivação da empresa em se instalar é a construção do Parque Tecnológico de Alagoas e do Polo de Tecnologia da Informação, Comunicação e Serviços, localizado no bairro do Jaraguá.

    Vantagens

Um dos pontos fundamentais para que empresas queiram se instalar em Alagoas é que o Estado tem despontado nos últimos anos com diferenciais competitivos em áreas como tecnologia da informação e comunicação, por exemplo.
“A construção do Parque Tecnológico e do Polo de Tecnologia da Informação, Comunicação e Serviços tem chamado a atenção de empresas locais, nacionais e estrangeiras”, revela o secretário.
“Hoje, temos diferenciais competitivos, tais como localização geográfica, clima e um alinhamento político, entre as várias esferas de poder (Prefeitura, Governo do Estado e Governo Federal)  e da sociedade civil, que impulsiona este cenário, que nos ajudam a entrar em condições semelhantes com outros Estados do Nordeste na busca de novas empresas”, completou Pablo Viana.
Durante o encontro, o diretor da Skylane informou que o presidente da empresa deve vir ao Brasil ainda este semestre e visitar Alagoas, quando  deverá acompanhar os avanços nas negociações para que fabricante de transceptores ópticos não apenas se instale no Estado, mas, também invista em pesquisa e desenvolvimento, especialmente na área de fotônica, relacionadas à tecnologia de fibra ótica.
Segundo o secretário, um dos diferenciais que o Polo de Tecnologia da Informação, Comunicação e Serviços pode oferecer ao mercado é ser um certificador de produtos e serviços, assim como deve ocorrer com os polos agroalimentares das cidades de Batalha e Arapiraca.
Participaram do encontro ainda o secretário-adjunto da Secti, André Gusmão, e o superintendente da pasta, Alyson Oliveira.