Geral

Comemorações do Dia Mundial da Água terão início neste domingo

21/03/2015
Comemorações do Dia Mundial da Água terão início neste domingo
Beneficiadas do Programa Água Doce, em Mata Grande (Foto: Paulo Rios )

Beneficiadas do Programa Água Doce, em Mata Grande (Foto: Paulo Rios )

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), o Instituto do Meio Ambiente (IMA) e a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) promovem a programação da Semana da Água que se inicia neste domingo (22), data em que se comemora o Dia Mundial da Água.
No cronograma de ações para esta semana, estão previstos ciclo de palestras, visitas técnicas aos municípios, jogos educativos e peças teatrais.
No domingo, a abertura da Semana da Água será na Avenida Silvio Vianna, na orla da Ponta Verde, das 8h às 13h. O evento contará com a presença do secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Alexandre Ayres.
No período da tarde, das 15h às 17h30, a programação segue na base descentralizada do Instituto do Meio Ambiente, com visita das idosas do abrigo Luiza de Marilac ao Complexo Estuarino-Lagunar Mundaú-Manguaba (CELMM).
A programação tem sequência na segunda-feira (23), com palestra na Casa da Indústria, no bairro do Farol, onde ocorrerão painéis sobre Crise Hídrica e Energética e sobre o Plano Estadual de Adaptação às Mudanças Climáticas, voltadas aos estudantes do Ifal, Ufal, Unit, Estácio de Sá e Unifal.
A sede da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) receberá na terça-feira (24) os secretários de Meio Ambiente de Alagoas. Na oportunidade, haverá palestra sobre a Experiência da Sala de Alerta, Abastecimento de Água nos Municípios e Cadastro Ambiental Rural (CAR).
Na quarta-feira (25), haverá uma visita técnica ao município de Jequiá da Praia, localizado no Litoral Sul do Estado. O evento é destinado aos estudantes da cidade e ocorre das 8h às 12h. Durante a manhã, o IMA desempenhará atividades ambientais na Escola José Calazans. À tarde, haverá palestra no auditório da prefeitura sobre a importância dos manguezais.

Agreste

A cidade de Arapiraca receberá na quinta-feira (26) palestras, oficina de sabão e peça teatral no Planetário. O evento é destinado a alunos, professores e diretores. Haverá também o peixamento no Lago da Perucaba realizado pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).
O enceramento da Semana da Água será em Penedo, na sexta-feira (27), com palestras e jogos educativos das 8h às 13h. O público-alvo deste evento é voltado para universitários, professores e diretores, além de estudantes das escolas municipais.