Geral

Artesãos alagoanos participam de comemoração e recebem homenagens

20/03/2015
Artesãos alagoanos participam de comemoração e recebem homenagens
Uma das grandes marcas da cultura alagoana, artesanato é responsável pela geração de emprego e renda; abaixo, profissionais em tarde especial no Cinema Cinesystem e secretária Jeanine Pires com artesãos homenageados (Fotos: Wesley Menegari e prefeitura de Maceió)

Uma das grandes marcas da cultura alagoana, artesanato é responsável pela geração de emprego e renda; abaixo, profissionais em tarde especial no Cinema Cinesystem e secretária Jeanine Pires com artesãos homenageados (Fotos: Wesley Menegari e prefeitura de Maceió)

Os artesãos de Alagoas tiveram uma tarde especial neste 19 de março, data em que é comemorado o Dia Nacional do Artesão. Promovida pelo Governo do Estado, uma atividade voltada para a valorização do trabalho artesanal alagoano e a capacitação desses profissionais foi realizada no Cinema Cinesystem, do Parque Shopping Maceió. Aproximadamente 200 artesãos de diversos municípios alagoanos participaram do evento.
A secretária de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Jeanine Pires, destacou o trabalho dos artesãos de Alagoas, que são grandes responsáveis pela difusão da cultura local. Jeanine Pires lembrou que o Governo de Alagoas vem trabalhando no reconhecimento e na promoção da comercialização desses profissionais, tendo como exemplo o Caminhão Alagoas à Mão Itinerante, que oferece aos artesãos a chance de exporem seus produtos em diversos municípios alagoanos.
O artesanato é uma das grandes marcas da cultura alagoana. Nossos esforços estão concentrados no reconhecimento e valorização dessa atividade, como também no avanço das oportunidades de geração de trabalho e renda, e a transformação social que a atividade pode oferecer”, destaca Jeanine Pires.
Alagoas conta com o maior número de artesãos cadastrados no Programa do Artesanato Brasileiro, que é coordenado no estado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur). Atualmente são cerca de 12,5 mil profissionais regulamentados.
Três artesãos foram homenageados durante o evento, foram eles: Edilene Xavier, presidente do Instituto Bordado do Filé; Aurélia Santos de Albuquerque, que também trabalha com o Filé, e André da Marinheira, do município de Boca da Mata, que é destaque com suas esculturas em madeira.
Na oportunidade, foi lançado o Caderno de Instruções da Indicação Geográfica (IG) do Filé, guia que expõe as normas e técnicas para o desenvolvimento desta tipologia, uma das principais marcas do artesanato alagoano. O material, registrado pelo Instituto do Bordado Filé Alagoas, foi produzido pelo Governo do Estado e o Sebrae, contando com o apoio da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e a Prefeitura de Maceió.
“O material registra o passo a passo dessa atividade, seu modo de produção tal como desenvolvido na região das lagoas Mundaú e Manguaba. Trata-se de um ofício de mãos e mentes, debruçadas sobre uma mesma atividade feita à mão, que enrique a cultura alagoana”, afirmou o diretor-técnico do Sebrae Alagoas, Ronaldo Medeiros.
A programação contou ainda com duas palestras, ministradas por Mirna Porto, que tratou sobre “Manualidades e Artesanato”, e Fernando Baía, com o tema “Artesanato e Negócio”. E para finalizar as atividades, os artesãos assistiram a um show do mestre Nelson da Rabeca, ícone da cultura popular alagoana.
“É muito bom para nós ter o nosso trabalho reconhecido, isso nos dá mais força para continuar a produzir e aumentar nosso negócio”, destacou a artesã Edlene Xavier.
O evento contou com o apoio da Prefeitura de Maceió, o Sebrae Alagoas e o Parque Shopping Maceió.