Cidades

Arapiraca amplia oferta do Pronatec na rede estadual de ensino

23/03/2015
Arapiraca amplia oferta do Pronatec na rede estadual de ensino
Ao todo, 400 estudantes estão matriculados em cursos, como os voltados para o ramo de turismo: garçom, por exemplo. (Foto: Valdir Rocha)

Ao todo, 400 estudantes estão matriculados em cursos, como os voltados para o ramo de turismo: garçom, por exemplo. (Foto: Valdir Rocha)

A rede pública estadual ampliou a OFERTA de cursos profissionalizantes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) nas escolas de Arapiraca. Ao todo, 400 estudantes estão matriculados em cursos técnicos da pactuação de vagas referente ao segundo semestre de 2014.
Até o ano passado, apenas a Escola Estadual Pedro França Reis oferecia cursos do Pronatec. Este ano, além desta unidade, as escolas Izaura Antônia de Lisboa e Quintela Cavalcante também passaram a ofertar os cursos profissionalizantes, o que elevou de um para dez o quantitativo de turmas do programa.
Dentre os cursos técnicos oferecidos estão os de Enfermagem (escolas Pedro França Reis e Quintela Cavalcante), Segurança do Trabalho (Pedro França Reis), Logística (Pedro França Reis), Informática (Pedro França Reis e Izaura Antônia de Lisboa), Estética e Eventos (Quintela Cavalcante), Manutenção e Suporte em Informática e Secretaria Escolar (ambos na Escola Izaura Antônia de Lisboa). Cada um conta, em média, com 40 alunos.
Wilany Felix Barbosa, titular da 5ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), destaca os benefícios e perspectivas que o programa traz para os jovens da região.
“Os cursos do Pronatec atendem às demandas e potencialidades locais e, ao optar por um deles, os nossos alunos concluirão o Ensino Médio tendo tanto a formação da Educação Básica quanto a profissionalizante, o que traz excelentes perspectivas de inserção no mercado de trabalho. A prova disso é que o curso de garçom ofertado pela Escola Pedro de França Reis; e entre 2013 e 2014, teve 30 alunos, dos quais 25 hoje estão empregados”, destaca.
A coordenadora adianta que a meta é ampliar o programa ainda mais este ano. “Nossa intenção é levar o Pronatec para outras escolas da região, incluindo outros municípios além da Arapiraca. Para isso, estamos aguardando o resultado da OFERTA de vagas que será disponibilizada na primeira pactuação do Pronatec para 2015”, adianta Wilany Felix.