Geral

Sistema Fiea unifica ações visando fortalecer o setor produtivo de AL

07/02/2015
Sistema Fiea unifica ações visando fortalecer o setor produtivo de AL

DSC00978As entidades que compõem o Sistema Fiea elaboraram uma agenda integrada dos produtos e serviços voltados para atender às demandas da Indústria alagoana. O objetivo é fortalecer o setor produtivo. Durante o Café da Integração, realizado na Casa da Indústria Napoleão Barbosa pela Fiea, por meio da Unidade Sindical, representantes da Federação das Indústrias, do Sesi, do Senai e do IEL planejaram o alinhamento das ações para 2015.
“O Sistema Fiea trabalha em prol das indústrias alagoanas e a integração entre as entidades somente gera benefícios para as empresas e para a sociedade. Ganhamos em educação, qualificação profissional, tecnologia e inovação, qualidade de vida e, principalmente, no aumento da competitividade e da produtividade”, destacou o presidente da Federação das Indústrias de Alagoas, José Carlos Lyra de Andrade.
Ele destacou, ainda, que os sindicatos patronais passaram a reconhecer todos os benefícios que a integração entre as casas proporciona, enxergando no fortalecimento dos setores empresariais uma oportunidade de aumentar sua representatividade.
Os gestores compreenderam a importância do trabalho sintonizado. “O sindicato é a razão de ser da Federação das Indústrias. No momento em que os presidentes dos sindicatos tomam conhecimento das vantagens oferecidas por cada casa, aumenta a base de sustentação com novos associados”, disse o superintendente do IEL/ AL, Helvio Braga Vilas Boas.
Gestora da Unidade Corporativa de Mercado do Sistema Fiea, a analista de sistema Lídia Freitas ressaltou as oportunidades que surgiram após analisar a Federação de forma unificada. “Na maioria das vezes, não conseguimos enxergar todas as possibilidades de produtos e serviços que dispomos, situação que, certamente, será resolvida através da porta que a Unidade Sindical acabou de abrir para as demais unidades do Sistema”, explica.
Por sua vez, a gerente do Centro Internacional de Negócios (CIN/AL), Dielze Mello, falou que novas iniciativas conjuntas devem surgir a partir da reunião. “O CIN e os parceiros planejam pôr em prática os aprendizados dessa reunião, já em 2015, com a organização conjunta do Encontro Internacional de Negócios (Enin) e alguns setores do Sistema Fiea”, relatou.
O encontro teve, ainda, a participação do presidente do Sindicato da Indústria do Vestuário de Alagoas (Sindivest), Francisco Acioli, do superintendente executivo do Sesi/AL, Carlos Alberto Pacheco Paes, e do gerente da Área Administrativa do Sesi/AL, Oscar Carneiro Simons.
Ao fim do evento, o gerente da Unidade Sindical, José Clailton Fernandes, reafirmou o compromisso da Fiea em dar continuidade ao projeto de unificação das ações, por meio do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA).