Geral

Secretaria distribui preservativos e orienta foliões para evitar acidentes de trânsito

08/02/2015
Secretaria distribui preservativos e orienta foliões para evitar acidentes de trânsito
Ação educativa da Secretaria de Estado da Saúde vão continuar durante período carnavalesco. (Foto: Carla Cleto)

Ação educativa da Secretaria de Estado da Saúde vão continuar durante período carnavalesco. (Foto: Carla Cleto)

A alegria tomou conta da Orla Marítima de Maceió neste sábado (7). Foliões de diversas idades acompanharam um dos blocos mais tradicionais, o Pinto da Madrugada. E para que a alegria não acabe em tristeza nos dias do reinado de Momo, que começa a partir de agora, equipes da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) estiveram no local alertando sobre o perigo da junção álcool e direção, que pode causar acidentes e levar à morte, além de distribuir preservativos, visando evitar o aumento das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs).
Isso porque, no ano passado, durante o período carnavalesco, 148 vítimas de acidente de trânsito, foram atendidas somente no Hospital Geral do Estado (HGE). Vestidos com camisas com o slogan da campanha deste ano “Carnaval é para se curtir. Se beber não vá dirigir”, os servidores da Promoção da Saúde, circularam entre os foliões, orientando-os sobre as medidas necessárias para evitar acidente de trânsito.
O coordenador do Comitê Estadual de Trânsito da Sesau, Eloy Yanes, alertou que, apesar das inúmeras campanhas educativas, muitos motoristas continuam dirigindo após ingerir bebida alcoólica. Recentemente um acidente em Maceió chamou a atenção, uma vez que, o condutor do veículo havia ingerido bebida causando a morte de um funcionário público.
Além de não consumir bebida alcoólica, Eloy Yanes disse que os motoristas devem respeitar a lei de trânsito e os limites de velocidade, para não colocar em risco sua vida e de outras pessoas. Nos últimos cinco anos, conforme dados do HGE, 600 pessoas deram entrada na unidade, vítimas de acidente de trânsito. Desse total, 41 por colisão, 22 atropelamentos, 18 capotamentos e 67 acidentes de moto.
As ações educativas terão continuidade na próxima semana, quando se aproxima os festejos de Momo. Na quinta-feira (12), a equipe estará no trevo do Francês, em Marechal Deodoro e na sexta-feira na principal via de acesso a Paripueira.
Ainda durante o desfile do Pinto da Madrugada foram distribuídas camisinhas com os foliões, para lembrar que ela não deve ser esquecida durante o ato sexual. Ações que são importantes para evitar doenças sexualmente transmissíveis, como a HIV/Aids, cujos números mostram um crescimento entre a população, uma vez que muitas pessoas negligenciam o uso do preservativo.