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Presidente do Inmeq assina portaria para adequação dos taxímetros de Maceió

14/02/2015
Presidente do Inmeq assina portaria para adequação dos taxímetros de Maceió
Em caso de dúvidas, ligue para a Ouvidoria no 0800-284-1664 ou pelo telefone (82) 3218-9133

Em caso de dúvidas, ligue para a Ouvidoria no 0800-284-1664 ou pelo telefone (82) 3218-9133

O presidente do Instituto de Metrologia e Qualidade de Alagoas (Inmeq), Luiz Pedro Brandão, assinou, nesta sexta-feira (13), a Portaria nº 005/2015 que determina a adequação dos taxímetros em Maceió. A nova tarifa foi implantada pela Superintendência Municipal de Trânsito (SMTT) e sairá de R$2,20 para R$ 2,38 por quilômetro rodado na bandeira 1. Os táxis serão verificados do dia 2 à 27 de março.
A bandeirada, valor que consta no taxímetro quando é ligado, irá de R$ 4 para R$ 4,33. Na bandeira 1, os táxis irão rodar a R$ 2,38 e com a bandeira 2 a R$ 2,85. A hora parada será de R$ 14,30. O último reajuste tarifário aconteceu no ano de 2013.
A Diretoria Técnica do Instituto informa que os taxistas devem realizar o agendamento pelo site do Inmeq (http://www.inmeq.al.gov.br/) e as vagas estão limitadas a 200 veículos por dia. Após o agendamento, o profissional será encaminhado à oficina para proceder com a mudança.
O atendimento na pista de verificação ocorrerá por ordem de chegada. O taxista deve estar portando o certificado da última verificação de taxímetro, licenciamento do veículo, vistoria emitida pela SMTT e a Guia de Recolhimento da União (GRU) paga. Com a mudança de tarifa, o atendimento à frota de táxis para aferição ocorrerá exclusivamente no período estabelecido.
O profissional que estiver impossibilitado de realizar o agendamento ou a adequação para a nova tarifa deve procurar o instituto para justificar a ausência antes do período estabelecido. Caso isso não acontece, o taxista estará sujeito a penalidades previstas na lei em vigor.
Ao consumidor, o Inmeq alerta que é importante o passageiro estar atento às condições do taxímetro. O aparelho deve estar visível ao passageiro, apresentar o selo do Inmetro, conter lacre de segurança e ainda os valores na tela devem ser lidos de forma clara.
Em caso de dúvidas, denúncia ou reclamação, o passageiro e o taxista podem entrar em contato com o instituto por meio da Ouvidoria no 0800-284-1664 ou pelo telefone (82) 3218-9133.