Geral

Polícia Militar apresenta esquema de policiamento para prévias carnavalescas

05/02/2015
Polícia Militar apresenta esquema de policiamento para prévias carnavalescas

Corporação está mobilizada para garantir a segurança da população. (Foto: Acervo Secom)

Corporação está mobilizada para garantir a segurança da população. (Foto: Acervo Secom)

  O comandante de Policiamento da Capital (CPC), tenente-coronel Marcos Sampaio apresentou terça-feira (3), o esquema de policiamento que será empregado nas prévias carnavalescas que ocorrem na cidade neste fim de semana. Ao todo, serão empregados quase 600 policiais militares nos dois dias de evento.
De acordo com o comandante do CPC, tenente-coronel Marcos Sampaio, todo o planejamento foi realizado com o objetivo de garantir que maceioenses e visitantes possam aproveitar as prévias carnavalescas com tranqüilidade e segurança.
“Estaremos com o nosso efetivo reforçado e pronto para garantir uma festa de paz. Para isso, contaremos ainda com o apoio de outros órgãos, como a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), Superintendência Municipal de Controle e Convívio Urbano (SMCCU), Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) e organização dos eventos, todos voltados, em suas competências, para garantir que as prévias ocorram dentro da normalidade”, informou.
No “Jaraguá Folia”, que será realizado nesta sexta-feira (6), a partir das 20h, com o desfile dos blocos carnavalescos, a PM empregará 140 policiais militares nos policiamentos ostensivos a pé, motorizado e montado, já a partir das 19h. O comandante do policiamento, que estará dividido em quatro setores, no espaço compreendido entre as praças Sinimbú e Dois Leões, será o capitão Renilson Dantas.
O patrulhamento motorizado, com o 1º BPM, Batalhão de Trânsito, Batalhão de Operações Policiais Especiais e Batalhão de Radiopatrulha, fará ainda a cobertura nas ruas adjacentes ao local do evento, enquanto que as equipes do Regimento de Polícia Montada (RPMon) estará patrulhando a região, inclusive a faixa de areia próxima ao evento. O efetivo total empregado será de 188 PMs, distribuídos no policiamento a pé e motorizado, além de onze viaturas e dez conjuntos da Cavalaria.
Já em relação às prévias carnavalescas que ocorrerão no bairro da Pajuçara, a partir das 8h30, do sábado (7), com o desfile dos tradicionais blocos “Pinto da Madrugada”, “Turma da Rolinha” e “Pecinhas de Maceió”, serão empregados 406 policiais militares do 1º BPM, Bope, BPRp, BPEsc e RPMon, distribuídos entre as modalidades de policiamento a pé, motorizado e montado, além de 21 viaturas e nove motocicletas.
O policiamento estará dividido em dois turnos, das 8h às 14h e das 13h às 19h e serão coordenados, respectivamente, pelo majores Cláudio Silva e Antônio Marcos. A área coberta estará dividida em cinco setores, compreendidos entre o Clube de Regatas Brasil (CRB) e o Alagoinhas.