Geral

Inscrições para Olimpíada Brasileira de Matemática começam segunda-feira, 23

20/02/2015
Inscrições para Olimpíada Brasileira de Matemática começam segunda-feira, 23
Alagoas tem histórico de bom desempenho na olimpíada.  (Foto: Valdir Rocha)

Alagoas tem histórico de bom desempenho na olimpíada.
(Foto: Valdir Rocha)

Começam na próxima segunda-feira (23), as inscrições para a edição 2015 da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). O cadastro pode ser feito até o dia 31 de março pelo site www.obmep.org.br.
Uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), a OBMEP tem como objetivo estimular o estudo da Matemática e revelar talentos na área, com a participação de milhares de estudantes das escolas públicas de todo o país. A competição é dividida em três níveis: o nível um, que abrange 6º e 7º anos do Ensino Fundamental; nível dois, que contempla 8º e 9º anos do Ensino Fundamental; e nível três, referente ao Ensino Médio.
As provas da primeira e segunda fase do evento estão previstas, respectivamente, para os dias 2 de junho e 12 de setembro. Ricardo Lisboa, diretor de Educação Básica da Secretaria de Estado da Educação (SEE), aponta as vantagens de se participar da Olimpíada.
“Por meio da olimpíada, forma-se um grande rede de aprendizagem onde temos a descobertas de muitos talentos, pois os estudantes são submetidos à resolução de situações problema que estimulam o uso da lógica matemática”, avalia.
O coordenador da OBMEP em Alagoas, o professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Adelailson Peixoto, conta que o sucesso conquistado a cada edição é resultado do compromisso dos profissionais envolvidos, bem como dos próprios medalhistas, que incentivam e inspiram os demais colegas.
“Temos trabalhado para que a cada ano tenhamos mais inscrições e, por isso, é importante que as escolas, diretores e professores incentivem os estudantes a participarem, pois todos os medalhistas recebem bolsas de iniciação científica da CNPQ com formação específica ofertada pela Ufal na capital e interior”, salientou Adelailson.
Medalhistas de 2014 – Na edição 2014 da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, Alagoas teve 412 estudantes premiados. Destes 412, 112 são alunos da rede pública estadual, que alcançaram, respectivamente, uma medalha de prata, 23 de bronze e 88 menções honrosas pela participação no evento.
O Estado teve quatro medalhistas de prata, sendo um da rede estadual, Gabriel de Farias Neto, da Escola Estadual Adriano Jorge, em Arapiraca; no nível dois; três do Instituto Federal de Alagoas (Ifal); no nível três, referente ao Ensino Médio, José Monteiro de Lemos Neto, Júlia Albuquerque Aguiar e Arthur da Costa Vangasse.
Segundo Adelailson Peixoto, a premiação da edição 2014 da Olimpíada será realizada entre os meses de junho e julho deste ano.