Geral

Conheça as origens do samba no Brasil

10/02/2015
Conheça as origens do samba no Brasil
Historiadores consideram expressão baiana a fonte do samba carioca

Historiadores consideram expressão baiana a fonte do samba carioca

De origem afro-baiana, o samba descende do lundu usado nas festas dos terreiros entre umbigadas e pernadas de capoeira.
Característica marcante do Brasil, o samba cresce e se reinventa. Samba-canção, samba de breque, samba de roda, samba-enredo, samba rock são alguns de seus derivados.
O samba de roda do recôncavo baiano foi registrado como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 2004 e proclamado Obra-Prima do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade pela Unesco em 2005.
Os primeiros registros do samba de roda, já com esse nome e com muitas das características que ainda hoje o identificam, datam dos anos 1860. Historiadores da música popular consideram o samba de roda baiano como uma das fontes do samba carioca que veio a tornar-se, no decorrer do século XX, um símbolo de brasilidade.
A origem do samba carioca remete à migração de negros baianos para o Rio de Janeiro ao final do século XIX, que teriam buscado reproduzir seu ambiente cultural de origem, onde a religião, a culinária, as festas e o samba eram partes destacadas.
As famosas tias baianas, como tia Amélia, tia Perciliana e sobretudo tia Ciata e seus filhos, Donga e João da Baiana, tiveram papel importante na fase pioneira do samba no Rio de Janeiro, sobretudo até meados dos anos 1920.
Em 1917, foi gravado em disco o primeiro samba, “Pelo Telefone”, de Donga e Mauro de Almeida. Aos poucos o ritmo chegava ao mercado fonográfico, até se popularizar com o surgimento do rádio e ser aceito pela classe média.
No início do século XX, foi adotado por compositores como Ernesto Nazareth, Noel Rosa e Cartola, que o retiraram da obscuridade e o legitimaram na cultura oficial.
Depois disso, o samba de Roda baiano continuou sendo uma das referências do samba nacional, presente nas obras de Dorival Caymmi, João Gilberto e Caetano Veloso, assim como na ala das baianas das escolas de samba e nas letras de inúmeros compositores de todo o País.