Geral

Assistência Social e Agricultura articulam cadastramento de beneficiados do Programa do Leite

06/02/2015
Assistência Social e Agricultura articulam cadastramento de beneficiados do Programa do Leite

Reunião teve como objetivo articular o cadastramento dos beneficiados no Programa do Leite

Reunião teve como objetivo articular o cadastramento dos beneficiados no Programa do Leite

  Nesta quinta-feira (5), as Secretarias de Estado Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) e da Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa) realizaram uma reunião com os gestores municipais para articular o cadastramento dos beneficiados no Programa do Leite. O encontro aconteceu no auditório da Seades, no bairro do Poço, em Maceió. A iniciativa faz parte das ações desenvolvidas pelas secretarias no Plano de 100 dias do Governo do Estado.
O objetivo é regularizar o cadastro das famílias beneficiadas pelo programa que ainda não têm o Número de Inscrição Social (NIS) para que elas tenham acesso a outros direitos socioassistenciais. O Programa do Leite, gerido pela Seapa, atende 80 mil famílias em todo o Estado, mas dessas, 30 mil não possuem o NIS.
O cadastramento é uma exigência do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e, para que o alcance seja de 100%, os gestores municipais contarão com o apoio da Seades e da Seapa para realizar a busca ativa dos beneficiados.
O gestor do município de Paripueira, David Vilela, considerou a reunião esclarecedora para conhecer os critérios e o perfil para entrar no cadastro. “Em nosso município existem 18 famílias que estão sem o NIS, mas nós vamos fazer uma busca ativa, com visitas domiciliares”, salientou.

 Tarifa Social

No encontro, também esteve presente Almir Pereira, assessor da diretoria comercial da Eletrobras, que fez uma apresentação sobre a Tarifa Social na conta de energia elétrica. Hoje, em Alagoas, cerca de 50% das famílias com o perfil social exigido não têm acesso ao direito. “Poucas pessoas sabem que mesmo morando de aluguel podem ter acesso ao benefício. Se o inquilino tiver o perfil social solicitado basta transferir a titularidade da conta para o seu nome. Assim, poderá solicitar a Tarifa Social”, explicou Pereira.