Cidades

TV Pajuçara mostra pioneirismo de Arapiraca e pesquisa do câncer

19/01/2015
TV Pajuçara mostra pioneirismo de Arapiraca e pesquisa do câncer

pesquisadores1    Uma reportagem exibida na noite da última sexta-feira (16), no programa Jornal da Pajuçara Noite, da afiliada da Rede Record em Alagoas, mostrou mais uma vez o pioneirismo e da participação de Arapiraca em uma pesquisa internacional de prevenção ao câncer do intestino.

O vídeo pode ser acessado no link: http://tnh1.ne10.uol.com.br/video/jornal-da-pajucara-noite/2015/01/16/123553/medicos-japoneses-chegaram-hoje-a-arapiraca

A reportagem exibe a chegada de um representante do governo japonês e oito médicos da Universidade de Tóquio que desembarcam, no início da tarde desta sexta-feira (16), em Arapiraca, para a entrega dos primeiros 200 kits que serão utilizados para realização de exames de sangue oculto nas fezes para prevenção do câncer do intestino em pacientes atendidos pela rede pública de saúde.
A iniciativa faz parte do projeto-piloto para pesquisa de um método que previne em 90% os casos de câncer no intestino.
O trabalho é pioneiro no Brasil e América Latina, com a doação de equipamentos que fazem exames de sangue oculto nas fezes das pessoas.
Em todo o Brasil, apenas as cidades de Arapiraca, São Paulo, Porto Alegre e Brasília foram escolhidas pela Universidade de Tóquio (Tokyo Medical and Dental University (TMDU) e governo do Japão, para participar de um grupo de estudos para a prevenção da doença que afeta, principalmente, indivíduos na faixa etária entre 50 e 75 anos de idade.
O país é o terceiro da América Latina, inserido no estudo, uma vez que já é feito no Chile e Uruguai com resultados animadores.

    SUS

O médico gastroenterologista Herberth Toledo, da Clínica Santa Fé, o secretário municipal de Saúde, Ubiratan Pedrosa, e a diretora de Atenção Especializada em Saúde, enfermeira Edna Veríssimo, receberam a comitiva, que tem à frente os médicos-pesquisadores Tatsuyuki Kawano e Takashi Yoshida.
Também acompanharam a comitiva japonesa, o presidente da Sociedade Alagoana de Gastroenterologia, médico Laércio Tenório, e o presidente da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva, seccional de Alagoas, médico Venceslau Costa, além de representantes das empresas Fuji e Heiken, fabricantes dos equipamentos utilizados na pesquisa.
O objetivo do estudo com o governo japonês e a Universidade de Tóquio é comparar a eficiência dos dois tipos de exame (sangue oculto nas fezes e colonoscopia) até a conclusão da pesquisa no final deste ano.
Além disso, a iniciativa também mostra a viabilidade da pesquisa de sangue oculto nas fezes, que é um procedimento mais eficiente e indolor para o paciente.
O médico Herbert Toledo revela que o novo método japonês, com a pesquisa de sangue oculto nas fezes, é um exame barato, rápido e eficiente para selecionar os pacientes que devem ser encaminhados para o tratamento mais apropriado, aumentando consideravelmente as chances de
cura em caso de detecção de câncer no intestino.
Segundo o médico, estudos mais atualizados mostram que o câncer colorretal atinge indivíduos a partir dos 50 anos de idade.
“Num universo de dez mil pessoas, mais de quinhentas podem apresentar lesões ou verrugas que evoluem para o surgimento do câncer”, explica Herbert Toledo, frisando que a utilização do equipamento para exame de sangue oculto nas fezes ajuda a detectar o início dessas pequenas lesões.
Nesta sexta-feira foram entregues 200 kits, sendo 50 para a Clínica Santa Fé e as outras 150 unidades serão distribuídas nas unidades básicas de saúde nos bairros Manoel Teles, Planalto, Senador Arnon de Mello e Senador Teotonio Vilela, em Arapiraca.
De acordo com o médico-pesquisador e representante do governo japonês na pesquisa, Tatsuyuki Kawano, a meta é expandir a pesquisa para todo o estado de Alagoas, com os testes em 30 mil pessoas na capital e em outras cidades do interior.

    Manoel Teles

No final da tarde desta sexta-feira, a comitiva visitou as instalações da UBS do Bairro Manoel Teles, onde os pesquisadores foram recebidos pela diretora da unidade Delza Lindalva, enfermeiras, psicólogas, assistentes sociais e agentes de saúde, além das equipes do Nasf e de Saúde da Família.
A prefeita Célia Rocha (PTB) já habilitou a rede municipal de saúde de Arapiraca para fazer parte do projeto, uma vez que, no final do ano passado foram iniciadas oficinas de trabalho com médicos, enfermeiros, agentes de saúde e assistentes sociais que trabalham com as equipes de saúde da família.