Geral

Renan Filho reúne secretários e inicia novo modelo de governança

30/01/2015
Renan Filho reúne secretários e inicia novo modelo de governança
Governador Renan Filho salientou que presta contas à sociedade. (Foto: Márcio Ferreira)

Governador Renan Filho salientou que presta contas à sociedade. (Foto: Márcio Ferreira)

Passados 30 dias da posse como chefe do Poder Executivo do Estado de Alagoas, o governador Renan Filho reuniu todo o secretariado no Palácio República dos Palmares, nesta sexta-feira (30). Em pauta, a apresentação do modelo de governança e já a primeira avaliação dos titulares das pastas. O encontro marcou também a assinatura de termos de compromisso, por parte de cada um dos secretários, do governador e do vice Luciano Barbosa, com as metas previstas para os primeiros 100 dias da atual gestão.
Entre os destaques da reunião, a confirmação de que, já neste primeiro mês, foi alcançada a meta de redução de 30% dos cargos comissionados no governo do Estado. O corte representa uma diminuição de R$ 16 milhões anuais na folha. Os demais números, relativos a reajustes nas despesas com veículos, telefonia, contratos, serão apresentados em breve.
Na abertura, o governador trouxe uma explanação sobre o modelo de governança corporativa, a ser adotado. “Neste modelo, diferente da gestão puramente, a sociedade está incluída e posicionada acima do chefe do Executivo e de secretários. A prestação de contas, os resultados, devem ser dirigidos à população”, explicou Renan Filho.
O encontro, de acordo com o governador, teve o seguinte viés: “Essa é uma reunião de incentivo, monitoramento e avaliação”. Será feito mensalmente, inclusive. No entanto, não exclui a realização de conferências, dirigidas pelo chefe do Executivo, por segmento. “Com essa visão, corporativa, quero estar ciente do que acontece nas secretarias, e os secretários também devem estar atentos aos atos dos subordinados. É uma gestão de compromisso e responsabilidade diante de tudo que é feito”, assegurou o governador.
Outro ponto destacado foi o papel a ser assumido pela Controladoria Geral do Estado (CGE). “A CGE irá até as secretarias. Essa gestão será, portanto, pautada pela transparência e prestação de contas”, anunciou Renan Filho. Inicialmente, as ações serão direcionadas a cinco áreas de resultado: educação, saúde, segurança, desenvolvimento e redução da pobreza extrema.
Na ocasião, foi apresentada a primeira avaliação dos secretários, com exceção dos que virão a assumir as pastas do Esporte (Cláudia Petuba) e do Transporte (Mosart Amaral), visto que estas secretarias, para criação, dependem da anuência da Assembleia Legislativa. A apreciação foi baseada, nesse momento, exclusivamente no tocante à redução de despesas.
Posteriormente, a avaliação será norteada sob três parâmetros: quantitativo (cumprimento de metas, prazos e corte de custos); qualitativo (eficácia das ações, impacto positivo na sociedade); e análise comportamental (uma autoavaliação acerca de proatividade e coerência entre discurso e ações).
Por fim, foram assinados pelos secretários, governador e vice, termos de compromisso com as metas previstas para os primeiros 100 dias de Governo. Mais uma mostra da gestão amparada na responsabilidade. Estiveram ausentes a controladora geral Maria Clara Cavalcante Bugarim e o titular da Secretaria de Políticas sobre Drogas, Jardel Aderico, que foi a Brasília.
O governador anunciou também viagem à capital federal, nesta sexta-feira (30), em razão da posse dos novos deputados e senadores, marcada para este domingo (1º), e também de reuniões com os ministros Nelson Barbosa (Planejamento) e Aloísio Mercadante (Casa Civil).