Cidades

Procurador-geral de Justiça, Sérgio Jucá, recebe servidores da Prefeitura de União dos Palmares

12/01/2015
Procurador-geral de Justiça, Sérgio Jucá, recebe servidores da Prefeitura de União dos Palmares
'Nossa intenção é promover uma nova reunião, envolvendo as duas partes interessadas', explicou Sérgio Jucá.

‘Nossa intenção é promover uma nova reunião, envolvendo as duas partes interessadas’, explicou Sérgio Jucá

    Numa reunião ocorrida na manhã desta segunda-feira (12), o procurador-geral de Justiça, Sérgio Jucá, recebeu uma comissão de servidores da Prefeitura Municipal de União dos Palmares. O grupo, que chegou acompanhado de representantes da Central Única dos Trabalhadores (CUT), pediu a mediação do Ministério Público Estadual de Alagoas (MPE/AL) na tentativa de se encontrar uma solução para o pagamento de salário atrasado.
Durante o encontro, a comissão de trabalhadores informou que a Prefeitura de União dos Palmares não efetuou o pagamento do mês de dezembro aos servidores da área da Educação, o que estaria deixando muitas pessoas com contas atrasadas. “Queremos apenas aquilo que nos é de direito. Precisamos receber o mês de dezembro e a outra metade relativa ao 13º salário de 2014. Já fizemos a reivindicação junto ao Município, entretanto, não houve avanço, por isso, apelamos para o Ministério Público”, disse Olivano Dias de Albuquerque, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de União dos Palmares.
“Ouvimos as alegações dos funcionários e, agora, daremos o direito ao contraditório ao prefeito Alberto Borba de Barros Baia. Vamos saber o que ele tem a dizer a respeito do assunto, para, então, encontrarmos uma forma de solucionar esse impasse. Nossa intenção é promover uma nova reunião, envolvendo as duas partes interessadas”, explicou Sérgio Jucá.

    Transferência de recursos

De acordo com Antônio Ferreira, advogado da CUT, os servidores querem informações a respeito do repasse constitucional que dever ser feito, todos os meses, pelo governo federal aos municípios. “Oficialmente ainda não sabemos se a transferência do mês de novembro aconteceu. Tentamos buscar esse dado, porém, ninguém da Prefeitura nos informou. Se por acaso o repasse ocorreu, o dinheiro teria que servir para o pagamento da folha da Saúde. Do contrário, se não aconteceu ainda, temos o direito de saber se existe uma previsão, afinal, são cerca de 320 trabalhadores que aguardam seus salários para poder pagar suas contas e manter suas famílias”, argumentou Ferreira.
Após ouvir os relatos dos funcionários e receber um documento que trata dos problemas já explicados, o procurador-geral de Justiça, Sérgio Jucá, pediu para que o grupo formasse uma nova comissão, composta por quatro pessoas, para que, até o final dessa semana, ela possa se reunir novamente com ele e, ainda, com o prefeito de União dos Palmares. “Da mesma forma, vou pedir para que o gestor venha ao Ministério Público, acompanhado por três membros da sua equipe, para que, juntos, consigamos encontrar uma saída para o problema”, declarou Jucá.