Geral

Operação realiza transferência de detentos para o presídio do Agreste

19/01/2015
Operação realiza transferência de detentos para o presídio do Agreste

noticia_8076Uma operação iniciada na manhã desta segunda-feira (19) realiza a transferência de 61 presos do módulo cinco do Presídio Baldomero Cavalcanti de Oliveira, localizado no complexo prisional no Tabuleiro, em Maceió, para o Presídio Desembargador Luiz de Oliveira Souza, conhecido como Presídio do Agreste, em Girau do Ponciano. De acordo com a Superintendência de Administração Penitenciária (SAP), a ação foi autorizada pela 16ª Vara de Execuções Penais.

Ainda segundo a SAP, a necessidade da transferência dos presos se deu após o setor de inteligência do sistema prisional identificar conduta ilícita dentro da unidade, como uso de drogas e de aparelho celular por parte destes presos, considerados bastante perigosos.

Com a transferência da capital para o Agreste, presos da unidade em Girau do Ponciano também devem ser transferidos para o Baldomero Cavalcanti, mas a assessoria de imprensa da SAP não soube informar se seria o mesmo número de detentos. A expectativa é de que o traslado de uma unidade para a outra seja concluída até o fim do dia.

Cerca de 80 homens da segurança pública estão envolvidos na ação, que conta com a participação da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Civil, Polícia Militar, Grupo de Intervenção Tática (GIT), Grupo de Escolta e Remoção (GER) e com um helicóptero da Secretaria da Defesa Social e Ressocialização (Sedres).

Fuga do presídio
A transferência acontece menos de uma semana depois de quatro detentos fugirem do Baldomero Cavalcanti. Na ocasião, os presos renderam o advogado e fizeram agentes reféns. Dias depois, o advogado foi preso sob suspeita de facilitar a ação.

Os fugitivos foram identificados como Alexsandro Marques de Messias, Tiago Francisco da Silva, Diego Guedes de Correia Alves, conhecido como “Diego Pistola”, e Antônio Marcos Soares dos Santos, o “Carioca”. Eles ainda não foram localizados.