Geral

Luciano Barbosa discute parceria para municipalização da Educação

20/01/2015
Luciano Barbosa discute parceria para municipalização da Educação
O secretário destacou o papel dos municípios para melhorar o Ideb do Estado (Foto: Valdir Rocha)

O secretário destacou o papel dos municípios para melhorar o Ideb do Estado (Foto: Valdir Rocha)

O secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa, reuniu-se, nesta segunda-feira, com prefeitos dos municípios alagoanos. O encontro aconteceu na Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) e teve como pauta principal a municipalização da Educação.
Durante o encontro com os prefeitos, Luciano Barbosa destacou a parceria com os municípios alagoanos e a realização de um trabalho em conjunto visando a oferta de educação com qualidade. O secretário defendeu um novo modelo de gestão. “Quando não priorizamos a educação, diminuímos o potencial de trabalho do brasileiro e com isso os outros setores não se desenvolvem; precisamos investir nas pessoas, jovens e crianças”, afirmou o secretário.
Luciano Barbosa também ressaltou que o trabalho do secretário de Estado da Educação não se resume em realizar políticas para a rede estadual. “Nosso papel vai muito além disso. Devemos trabalhar a Educação do Estado como um todo e a nossa preocupação deve ser da creche ao pós-doutorado”, observou.
O secretário destacou o papel dos municípios para melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em Alagoas. Luciano Barbosa lembrou que o Ideb dos municípios sempre é melhor que o do Estado. “Há possibilidade de os municípios receberem os alunos do ensino fundamental. Sua capacidade de administrar é muito maior que a do Estado, pois eles estão mais próximos da comunidade. Daremos todas as condições”, afirmou Barbosa.
Esse trabalho em parceria com os municípios é para priorizar a alfabetização na idade certa, a correção do fluxo e o combate à evasão escolar. Apenas 5% da rede estadual são compostos das séries iniciais. São 55 mil alunos do 6º ao 9º ano.
Com a municipalização, o Governo do Estado vai trabalhar para resgatar o Ensino Médio. Na oportunidade, Luciano Barbosa anunciou que em 2016 o Estado ganhará dez novas escolas que funcionarão em tempo integral para atender as principais regiões do Estado. “Não vamos construir nenhuma unidade que não seja para funcionar em tempo integral”, salientou Barbosa.
O gestor da Educação também propôs que os prefeitos se articulassem com instituições educacionais e defendeu a importância das parcerias para melhorar o ensino em Alagoas. “Devemos realizar pactos pela Educação. Os prefeitos precisam ter capacidade de articulação para estabelecer parcerias com o Sistema S, Ifal, Ufal, enfim, instituições que podem contribuir”, disse.
O presidente da AMA, Jorge Dantas, disse que acredita que a gestão compartilhada é o caminho para resgatar a educação no Estado. “O secretário está muito correto nas suas colocações e nós, prefeitos, vamos contribuir para que seja feito o melhor trabalho na área da Educação que é tão importante”, destacou o presidente.
O secretário colocou-se à disposição para atender aos prefeitos sempre que for necessário e reforçou a parceria com a AMA. “Sou egresso desta Casa, conheço a tradição e o trabalho de todos. Tenho certeza que teremos um papel importante na melhoria das políticas públicas do Estado de Alagoas”, concluiu Barbosa.