Geral

HPV: Segunda dose da vacina atingiu apenas 61,97% do público-alvo

13/01/2015
HPV: Segunda dose da vacina atingiu apenas 61,97% do público-alvo

A vacina é disponibilizada nas unidades de saúde de Maceió e do interior do Estado, com o objetivo de prevenir o câncer do colo do útero. (Foto: Ascom Sesau)

A vacina é disponibilizada nas unidades de saúde de Maceió e do interior do Estado, com o objetivo de prevenir o câncer do colo do útero. (Foto: Ascom Sesau)

   A segunda etapa da campanha de vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV), em todo o Brasil, atingiu apenas 55,46% do público-alvo. Em Alagoas, 60.208 meninas receberam a dose da vacina – o que representa 61,97% da meta. Esses são os dados do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (PNI), que representam um alerta para o chamamento das alagoanas para a vacina.
Conforme preconizado pelo Ministério da Saúde, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) tem como meta vacinar, com a segunda dose da imunização contra o HPV, ao menos 80% das meninas entre 11 e 13 anos, um total de 97.153 alagoanas. De acordo com a gerente estadual do PNI, Denise Castro, a baixa procura pela segunda dose da vacina deve ser revertida.
“Reunião com os 102 municípios, avaliação sistemática das coberturas vacinais e supervisões de apoio técnico são algumas das ações realizadas para implantação do HPV na Atenção Básica”, listou Denise Castro. Ela lembrou que ainda faltam 37 mil adolescentes para receber a vacina em Alagoas.
Até o momento, foram imunizadas 61,97% do público-alvo. De acordo com o levantamento da alimentação do banco de dados (Vacinômetro), na faixa etária de 11 anos de idade foram imunizadas 77,01%; com 12 anos de idade, 59,29% das adolescentes foram vacinadas; com 13 anos de idade, 83,37% já receberam a dose; e com 14 anos de idade, 15,89% está entre a população vacinada.

    Prevenção e segurança
    
A segunda dose da vacina contra o HPV, voltada para meninas de 11 a 13 anos, iniciou em setembro de 2014. A vacina é disponibilizada nas unidades de saúde de Maceió e do interior do Estado, com o objetivo de prevenir o câncer do colo do útero, considerado a quarta principal causa de morte por neoplasias. A primeira dose foi aplicada em março e a terceira será administrada cinco anos após a 1ª dose.