Geral

HGE suspende cirurgias por falta de sangue

13/01/2015
HGE suspende cirurgias por falta de sangue

unnamed_1A baixa quantidade de bolsas de sangue no estoque do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) é considerada crítica. A situação é tão grave que cirurgias eletivas precisaram ser desmarcadas no Hospital Geral do Estado (HGE) por falta de sangue para transfusão. O problema é causado pela falta de doadores no início do ano, e pela grande quantidade de acidentes e crimes em todo o estado.

Para operar na normalidade, o Hemoal precisaria de pelo menos 300 bolsas de sangue ao dia, mas está trabalhando com menos da metade. “A situação atual nos força a trabalhar com 130 bolsas por dia. Isso é muito baixo. As emergências estão sendo priorizadas, pois é o que dá para fazer agora, mas se continuar assim, até elas terão que ser suspensas”, afirma a assistente social do Hemoal, Solange Alves

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informou que o estoque de sangue A, B, AB e O negativos está zerado, enquanto que há apenas 17 bolsas de sangue tipo A positivo, 9 de B positivo, 6 de AB positivo e 101 de O positivo.

A assessoria do HGE confirmou que as cirurgias de menor risco precisaram ser desmarcadas pela impossibilidade de se realizar transfusões. Segundo o hospital, 16 cirurgias foram canceladas ou remarcadas somente no mês de dezembro. Em janeiro já houve novos cancelamentos, mas a unidade de saúde não soube precisar quantos.

Ainda de acordo com a assistente social do Hemoal, é comum que no mês de janeiro haja uma diminuição no número de doadores, mas não se esperava que neste ano a queda fosse tão significativa. “Normalmente as pessoas viajam, ou bebem demais. Esse problema não é só de Alagoas, mas de todo o Brasil”.

Como medida emergencial, o Hemoal está ligando para todos as pessoas que já doaram sangue, e estão aptas a doar de novo. Homens podem doar de três em três meses, e mulheres, a cada quatro meses. “Estamos apelando para que as pessoas doem novamente, porque a procura dos doadores está muito baixa. Precisamos de ao menos 200 pessoas aqui, mas nesses últimos dias temos recebido 2 a 3 pessoas”, conclui.

Quem pode doar
Para se candidatar à doação de sangue é necessário ter idade entre 16 e 69 anos, no mínimo 50 kg e portar um documento de identificação com foto, segundo exigência do Ministério da Saúde (MS). No caso dos menores de 18 anos, é necessário estar acompanhado dos pais ou portando um documento de identificação oficial e original dos pais, além de uma autorização formal, cujo formulário pode ser baixado no site da Sesau.

O voluntário não pode ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos. É indispensável que o candidato à doação compareça bem alimentado. Em se tratando das gestantes e lactantes, não é permitida a doação. Já quanto aos doadores que irão repetir o procedimento, estipula-se um prazo de dois meses de intervalo para os homens e três para as mulheres.

Postos de Coleta
As doações de sangue podem ser realizadas no Hemoal Trapiche, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados, das 8h às 12h. Já no Hemoal Farol, localizado no Hospital do Açúcar, o atendimento ocorre das 8h às 11h.

Fonte: G1/AL