Geral

Giorgio Napolitano renuncia à Presidência da Itália

14/01/2015
Giorgio Napolitano renuncia à Presidência da Itália
Presidente da Itália, Giorgio Napolitano, renuncia ao cargoMassimo Percossi/Agência Lusa/direitos reservados

Presidente da Itália, Giorgio Napolitano, renuncia ao cargoMassimo Percossi/Agência Lusa/direitos reservados

   O presidente italiano, Giorgio Napolitano, de 89 anos, demitiu-se esta manhã, anunciou hoje (14) a Presidência da República italiana em breve comunicado.
Napolitano “assinou esta manhã a sua demissão do cargo”, diz o comunicado, acrescentando apenas que “a Secretaria-Geral da Presidência vai ocupar-se de comunicar oficialmente aos presidentes do Senado, da Câmara dos Deputados e do Conselho de Ministros”.
Eleito em 2006 e amplamente respeitado no país, Napolitano foi reeleito em 2013,  após falta de acordo político em relação ao seu sucessor, mas nunca tinha escondido a sua intenção de não cumprir o mandato até o fim, previsto para 2020, por causa da sua idade e do estado de saúde.
A carta de demissão foi enviada à presidente da Câmara dos Deputados, Laura Boldrini, que é a responsável formal pela convocação da reunião de eleitores nos próximos 15 dias.
A renúncia de Giorgio Napolitano era esperada e nas últimas semanas a imprensa italiana tem noticiado prováveis sucessores, mas nenhum deles parece capaz de reunir o consenso necessário para garantir a eleição.
Entre os nomes estão os ex-chefes de Governo Romano Prodi e Giuliano Amato, o ex-presidente da Câmara de Roma, Walter Veltroni, e os ministros Pier Carlo Padoan (Economia) e Roberta Pinotti (Defesa).