Geral

Cristina Kirchner diz estar convencida de que promotor não se matou

22/01/2015
Cristina Kirchner diz estar convencida de que promotor não se matou

   cristina0 A presidenta da Argentina, Cristina Kirchner, disse hoje (22) “estar convencida” de que a morte do procurador Alberto Nisman não foi suicídio. Em carta divulgada em sua página pessoal na internet, ela classificou o caso de um “verdadeiro escândalo político e jurídico”.
Para a presidenta, Nisman construiu seu relatório sobre o atentado a bomba à Associação Mutual Israelita Argentina (Amia) em 1994 seguindo provas falsas, plantadas, segundo ela, pelo então diretor de contrainteligência da Secretaria de Inteligência, Antonio Stiusso. No relatório, Nisman acusava a presidenta Cristina Kirchner e o chanceler Héctor Timerman de encobrir a participação do Irã no atentado.
“Se era Stiusso quem dava todas as informações que Nisman solicitava e tinha, é óbvio que foi o próprio Stiusso quem lhe disse que [Allan Héctor] Bogado e [Héctor] Yrimia eram agentes de inteligência. É possível que Nisman tenha esquecido que ele mesmo havia denunciado Stiusso, em novembro do ano passado, quando teve início o processo? E se tinha esquecido de um nome tão importante, porque não consultou o Escritório de Recursos Humanos?”, questionou Cristina.
A presidenta ressaltou que são “falsos” todos os argumentos colocados pelo procurador na acusação e, por isso, o relatório de Nisman estaria em “colapso”. “Se tudo isso então é falso; se os agentes não são agentes; se a Interpol, na pessoa de seu ex-chefe Ronald Noble, demoliu a acusação; se o comércio com o Irã depois diminuiu, em vez de aumentar, depois do suposto acordo comercial […]; a verdade é que a acusação de Nisman não só entra em colapso, mas é um verdadeiro escândalo político e jurídico. E aí está um dos pontos-chave: o promotor Nisman não sabia que os agentes de inteligência denunciados por ele não eram agentes de verdade. Muito menos que um deles tinha sido denunciado pelo próprio Stiusso.”
Na carta, Cristina Kirchner argumenta que Nisman não teria motivos para tirar a própria vida. Para a presidenta, Nisman foi usado, e as pessoas que estão por trás do repasse de informações falsas a ele, o queriam morto. “A repercussão da denúncia, que já tinha perdido força por causa do atentado ocorrido França, mesmo sem provas ou sustentação, cheia de informações plantadas, acabou enterrada de vez com a morte do promotor, sob a forma aparente de um suicídio, recurso que já foi usado em muitos casos famosos”, acrescentou.
No último domingo (18), o procurador argentino Alberto Nisman foi encontrado morto em casa, em Buenos Aires. O corpo estava no banheiro do apartamento, no bairro de Puerto Madero, junto com uma arma de fogo calibre 22. As primeiras investigações não encontraram vestígios de pólvora nas mãos de Nisman, o que afastaria a tese de suicído. Ontem (21), em depoimento, o chaveiro que abriu a porta do apartamento do procurador disse que ela não estava trancada.