Geral

Sistema de Gestão Digital da Vida Funcional alcança resultados positivos

06/12/2014
Sistema de Gestão Digital da Vida Funcional alcança resultados positivos

Reunião do Conaprev mostrou os ganhos obtidos pelo Sistema de Gestão Digital da Vida Funcional (Foto: Ascom Segesp)

Reunião do Conaprev mostrou os ganhos obtidos pelo Sistema de Gestão Digital da Vida Funcional (Foto: Ascom Segesp)

   O Sistema de Gestão Digital da Vida Funcional, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Gestão Pública (Segesp), já alcançou resultados positivos desde a sua implantação, em outubro de 2013. Os ganhos obtidos foram apresentados nesta sexta-feira (05), durante a 51ª Reunião Ordinária do Conaprev – Conselho Nacional dos Dirigentes de Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS), realizada no Hotel Ritz Lagoa da Anta, em Maceió.
Representantes do Ministério da Previdência Social de todos os estados brasileiros conheceram a nova ferramenta digital que permite melhorias na disponibilidade de informação dos dados do Governo do Estado, além da modernização da Gestão Pública, a padronização dos processos e a integração dos sistemas de informação do Estado.
O Sistema de Gestão Digital da Vida Funcional, um dos marcos da gestão do governador Teotonio Vilela Filho, já possui resultados efetivos no controle da folha de pagamento, manutenção de dados dos servidores através dos parâmetros do Ministério da Previdência Social, transparência e seguridade na disponibilização das informações, além de dar eficiência no tempo de conclusão de aposentadorias.
“Há um ano estamos melhorando nossa base de informações dos servidores públicos de Alagoas e um dos grandes ganhos que tivemos foi a transparência no desenho da ferramenta, que permite ao sistema atuar, também, como uma grande auditoria do Estado”, destaca a consultora da Gestão Pública, Fabiana Toledo.
O projeto passou por seis grandes desafios, desde a digitalização do Diário Oficial do Estado (DOE), a mineração de dados dos servidores públicos, até a geração de processos de aposentadoria mais céleres. O sistema dá, ainda, maior segurança ao servidor público estadual, realizando processos em menos tempo e utilizando menos recursos.
“Esta semana, simulamos 20 aposentadorias para testar o Sistema de Gestão Digital. Nós recuperamos todas as informações dos processos iniciados e o resultado foi além do esperado. Hoje iniciamos um processo de aposentadoria com 86% das suas etapas concluídas, devido à integralização da base de dados. Esse resultado é muito positivo”, afirma Fabiana.
A consultora destacou, ainda, que a integralização do sistema envolve a Cepal/ Imprensa Oficial Graciliano Ramos, o Instituto de Tecnologia em Informática (Itec) e Informação e a AL Previdência, todos juntos dão subsidio para as Secretarias e Órgãos do Estado para trabalhar de maneira padronizada e automatizada. “É uma grande cadeia. Você tem uma integralização de vários setores em várias Secretarias que contribuem para melhorar o sistema”, conclui Fabiana Toledo.
O presidente do Conaprev, Benedito Brunca, parabenizou a Gestão Pública pela realização do sistema. “A inovação mostra que a busca pelas melhorias da Gestão Pública devem ser seguidas”, afirmou.